Clínica Geral

Conheça os sintomas e os tratamentos da aerofagia

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

É normal que sejam ingeridas pequenas quantidades de ar enquanto você fala ou come. Mas quando uma quantidade excessiva de ar é engolida, sem seguir pelas vias áreas, acumulando no sistema gastrointestinal, ocorre o distúrbio chamado de aerofagia.

 

O ar em excesso fica alojado no estômago e no esôfago e causa alguns sintomas desagradáveis, como flatulência, distensão e dor abdominal e eructações (arrotos). A sensação é desconfortável e pode ser evitada de forma simples, apenas com a mudança de alguns hábitos.

aerofagia

Engolir grandes quantidades de ar pode causar incômodo na região abdominal. Foto: iStock, Getty Images

 

Causas da aerofagia

Ingerir bebidas gaseificadas como refrigerantes e similares durante as refeições pode causar aerofagia pela característica gaseificada desses produtos. Fumar, mascar chiclete, comer muito rápido, mastigar pouco os alimentos e consumir qualquer bebida em goles muito grandes também pode causar essa condição.

Quem usa aparelhos ortodônticos e dentaduras também pode sofrer as consequências do ar acumulado no sistema gastrointestinal. Isso pode acontecer principalmente quando a prótese não estiver bem colocada. Estresse, ansiedade e depressão podem influenciar negativamente no aparecimento de crises do problema.

Como prevenir o desconforto da aerofagia

Comer devagar, mastigar os alimentos de boca fechada e não falar enquanto se alimenta são ótimas estratégias para evitar o problema. Essas medidas simples reduzem a quantidade de ar engolido e ainda melhoram a qualidade da sua digestão, que começa na boca.

Não existe tratamento que foque especificamente na aerofagia. Ainda assim, quando os sintomas se tornarem muito desagradáveis, medicamentos antigases podem aliviar a situação momentânea. Consulte o seu médico para saber se ele recomenda essa estratégia.

A aerofagia está ligada a intolerância à lactose e ao refluxo. Então, fique atento: se os sintomas persistirem pode ser que algo está errado com a sua alimentação ou com o organismo. Preste atenção aos avisos dados pelo seu corpo.

Ar engolido por bebês

O costume de fazer o bebê arrotar após mamar é exatamente uma forma de evitar o acúmulo de ar no esôfago e estômago dos pequenos. Ao mamar, a criança pode puxar ar ao fazer muita força ou ao sugar com muita rapidez.

Quando a mãe passa a dar ao seu filho outros alimentos, incluindo líquidos servidos em mamadeiras e similares, a diferença anatômica entre os bicos pode causar a ingestão do ar. A aerofagia deixa os bebês agitados, com cólicas, refluxo e pode causar ansiedade.

O guia Dez passos para uma alimentação saudável: guia Alimentar para crianças menores de dois anos, distribuído pelo Ministério da Saúde para profissionais da saúde e de atenção básica, traz algumas dicas de como evitar o desconforto que o ar pode causar nos bebês.

Uma delas é tornar a amamentação um momento mais calmo e tranquilo. Assim, a ansiedade do bebê pelo alimento é reduzida, diminuindo as chances de ele engolir grandes quantidades de ar.

Para criar um ambiente tranquilo, o guia recomenda estar em um local aconchegante, silencioso e confortável para a mãe e para o filho. O documento sugere música calma e que a mãe conforte a criança com uma voz suave.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!