Motivação

7 Dicas para uma volta às aulas menos estressante

Por Redação Doutíssima 12/08/2013

crianca

Durante as férias, é normal que seu filho tenha perdido um pouco o ritmo e voltar ao ritmo escolar não é o que mais o interessa nesse momento. Porém é importante retomar às atividades e, para superar este capítulo um pouco difícil da história escolar do seu filho, ele vai precisar que você esteja um pouco mais acessível do que o normal e que você o cerque de todo o seu carinho.  Nós preparamos algumas dicas para que a volta às aulas não seja um período tão difícil. Fique atenta!

1) Retomar os horários

Depois de passar as férias inteiras acordando tarde e aproveitando o quentinho da cama, a criança precisa reencontrar o ritmo. Alguns dias antes de começarem as aulas, faça com que ele durma e acorde mais cedo. O ideal é ir dormir em torno das 21h, podendo ter um retardo de no máximo meia hora para uma leitura antes de dormir.

2) Prepare-o psicologicamente

Nos dias que antecedem a volta às aulas, fale da escola, explique porque ele deve ir e tente falar das vantagens, como reencontrar os amigos e fazer outros, fazer outras atividades, aprender coisas que o ajudarão a crescer. Em todo caso, tente argumentar de acordo com a idade do seu filho.

3) Leve-o para uma visita médica

Muitos pais não dão atenção suficiente para alguns sinais dos filhos, mas é muito importante observar se ele não apresenta alguns probleminhas que podem transformá-lo em um mau aluno. Por exemplo, se ele reclamar de dor de cabeça ou vista embaçada, pode ser que ele apresente uma miopia. Se ele está disperço nas aulas, ele pode ter a audição um pouco comprometida. Pequenos problemas como estes podem comprometer o aprendizado. Para evitar isso, leve-o regularmente ao médico.

4) Se seu filho está indo pela primeira vez à escola ou mudando de escola

Não espere até o grande dia para apresentá-lo à nova escola. Nada mais assustador do que um lugar onde ele vai se sentir perdido. Para se familiarizar com o local, faça a viagem várias vezes com ele para explicar onde é o pátio, as salas de aula, o playground. Isso vai ajudá-lo a criar confiança nele mesmo.

5) Prepare sua mochila com seus objetos pessoais

Para os pequenos, talvez seja necessário pensar em deixar roupas extras na mochila. Para ajudá-lo nesse (re)começo, não hesite em colocar um objeto que ele goste na mochila, como um ursinho, um brinquedo. Isso para ele será como ter um pedacinho do seu mundo dentro da mochila!

6) O Dia D

Acorde seu filho suficientemente cedo no primeiro dia para que vocês não precisem fazer tudo com pressa. Dê a ele o tempo de tomar um bom café da manhã e relaxar. Caso ele recuse comer, não o force, coloque na mochila alguma coisa que ele possa comer mais tarde se tiver fome, como uma fruta ou uma barra de cereais.

7) Acompanhe-o até a escola ou até à sala de aula

Caso você possa, a escola permita e, principalmente, seu filho queira, acompanhe-o até a porta da classe. Se não for possível, explique que tudo vai correr bem e faça um esforço para voltar cedo o suficiente para que ele conte sobre o primeiro dia de aula.

 

 

Fonte: Doctissimo