Guia dos Dentes

Aprenda a fazer a limpeza dos dentes de forma correta

Por Redação Doutíssima 07/06/2015

As pessoas sabem que é preciso fazer a limpeza dos dentes diariamente, mas muitos problemas dentários surgem devido à escovação incorreta. Um dos maiores erros apontados é o uso da escova errada. Além disso, a forma também influencia na saúde bucal.

Importância da limpeza dos dentes correta

Muitas pessoas não percebem que a importância da limpeza dos dentes vai além de dentes mais brancos e hálito fresco. Porém, a verdade é que higienizá-los corretamente também traz uma série de benefícios indiretos e inesperados.

limpeza dos dentes

A higiene bocal correta pode ajudar a manter as bactérias longe dos dentes. Foto: iStock, Getty Images

Por um lado, fazer a limpeza dos dentes economiza dinheiro. Quanto mais você cuida de seus dentes, menores serão as chances de necessitar de tratamento odontológico para curar cáries ou doença periodontal, por exemplo.

Em 2014, o Ministério da Saúde afirmou que mais de um milhão e seiscentas mil crianças com 12 anos têm cáries, que podem ser combatidas com a limpeza dos dentes.

 

Além disso, a limpeza dos dentes correta reduz suas chances de desenvolver infecções. Você sabia que as bactérias na boca que causam abcessos também causam infecções do coração, pulmões, ou até mesmo o cérebro? Em alguns casos, elas podem ser fatais.

 

Escovar os dentes reduz o número dessas bactérias e remove também os açúcares que são seu alimento, diminuindo a possibilidade de que elas se multipliquem a níveis perigosos.

 

Qual é a melhor técnica para a limpeza dos dentes?

A primeira dica é posicionar a escova em um ângulo de 45º em relação à linha da gengiva. Mantenha a escova longe da gengiva para não machucá-la – não escove de um lado para o outro, por exemplo, porque é possível raspá-la. Dê preferência a movimentos curtos.

 

Comece limpando a superfície externa dos dentes superiores e, em seguida, dos dentes inferiores. Então, passe para a superfície interna dos dentes superiores e dos inferiores. Na sequência, escove as superfícies de mastigação, concentrando-se principalmente nos molares. Finalmente, não se esqueça de escovar a língua também.

 

1. Ferramentas para escovação adequada

Sempre escolha uma escova macia com cerdas redondas. As cerdas duras são capazes de machucar a gengiva. Quanto ao creme dental, é uma escolha individual. Há uma variedade de tipos com as mais diversas finalidades – desde o clareamento até a redução da sensibilidade. Converse com seu dentista sobre qual tipo é o melhor para você.

 

2. Fio dental

O fio dental não serve apenas para retirar alimentos presos entre os dentes. É importante também porque ele remove a placa bacteriana que se forma ao longo da linha da gengiva e, assim, reduz o risco de doenças da gengiva e mau hálito.

 

Para usá-lo, deslize-o entre os dentes, de cima para baixo – isso basta para desalojar comida e a placa. É preciso utilizar o fio dental ao menos uma vez por dia, antes ou depois da escovação. Dê preferência para passá-lo antes de dormir, à noite.

 

3. Antisséptico bucal

 

Além disso, fazer um bochecho com um antisséptico bucal depois de escovar os dentes é importante. Isso pode ajudar a livrar seus dentes de pedaços de bactérias ou restos de comida que você possa não ter retirado com a escovação.

Muitos antissépticos bucais contêm álcool – esses não são adequados para crianças, pois elas podem engoli-los acidentalmente. Além disso, produtos com álcool são capazes de deixar a boca seca e os lábios secos e rachados. Por isso, dê preferência a uma versão sem álcool.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!