Infelizmente preciso dizer que não está dentro da normalidade funcional uma criança ou um adulto que fique com a boca aberta. Existe um leque enorme de possibilidade que causam essa alteração e eu vou lhes ajudar no que diz respeito às alterações que tem ligação com a odontologia.
O que pode causar o fato de a boca estar constantemente aberta?
– Alguma obstrução do trato respiratório do paciente que o faz respirar pela boca ou respirar pelo nariz e pela boca.
– Macroglossia que faz com que a língua seja grande demais para a cavidade bucal e com isso, force a abertura de boca bem como uma série de outros efeitos colaterais.
– Síndromes como a mucopolissacaridose tipo VI que produz uma série de efeitos colaterais pelo corpo todo e incluso a isso está uma face constantemente alterada pela boca aberta com interposição lingual.
– Paciente com alteração esquelética denominada de face tipo II e classe II. Que altera tanto os dentes e por isso, classe II quanto a face e por isso, classificada como tipo II. Nesse caso o osso da maxila está localizado muito a frete da mandíbula o que impossibilita o fechamento da boca.
– Dentre outros casos.
O que o hábito de ficar com a boca constantemente aberta pode causar no paciente?
– A respiração bucal resseca as vias aéreas provocando uma série de complicações.
– Pode incentivar problemas como ronco e apnéia do sono.
– Altera toda a relação de lábios e músculos da face. Dando um ar de cansado ao paciente e prejudicando a harmonia da face.
– Dentre outros problemas.
Finalizo então dizendo que um simples problema de ficar com a boca aberta por tempo anormal pode causar uma série de complicações no paciente e deve ser tratado o mais rápido possível. Visitas regulares ao dentista podem diagnosticar precocemente o problemas e encaminhar para tratamento rápido.