Clínica Geral

O que é e como tratar a shigelose

Por Redação Doutíssima 16/08/2013

Doença pouco conhecida, a shigelose se manifesta mais comumente em crianças de até 2 anos e em idosos. Um familiar seu pode estar sofrendo com essa enfermidade sem que você saiba bem sobre isso. Aprenda mais sobre a doença para saber identificá-la e tratá-la.

1 doente

Causa e sintomas da shigelose

 

A Shigelose é uma doença humana infecciosa causada pela bactéria do gênero Shigella. O microrganismo entra no corpo humano por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria, e igualmente pelo contato com outra pessoa infectada. A doença é comum em países em desenvolvimento onde medidas de higiene básicas ajudam no combate. Nos países desenvolvidos, a Shigelose é responsável por 7% dos casos de intoxicação alimentar.

 

A doença se manifesta rapidamente pois a incubação da bactéria demora entre 12 horas e 48 horas. Os principais sintomas são diarreia sanguinolenta e com muco, febre e cólica estomacal. A doença pode atingir um nível grave em crianças e idosos sendo necessário a hospitalização do paciente, por isso é importante visitar um médico quando identificados os sintomas.

 

Tratamento e prevenção da shigelose

 

Por ser uma doença causada por microrganismos, o tratamento é feito por meio da ingestão de antibióticos. É preciso consultar um médico para saber o melhor antibiótico para cada caso. Pessoas que tenham sofrido de Shigelose branda podem se recuperar sem o uso de remédios, mas não vale a pena arriscar sem consultar um médico.

 

Para evitar a contaminação, pessoas com a doença devem evitar manipular alimentos e água (caixa-d’água, piscinas, etc). É recomendado lavar as mãos com sabão constantemente. Evite o contato entre crianças contaminadas com crianças não contaminadas. A bactéria shigella fica presente nas fezes do indivíduo infectado até 2 semanas mesmo após a cura, por isso os hábitos de higiene devem ser cuidadosos. Pessoas que trabalham com alimentação ou água podem fazer exame de fezes para estarem seguros de poder voltar ao trabalho sem risco de contaminação alheia.

 

Fonte: Portal São Francisco, Infoescola.