Guia dos Dentes

Os benefícios da raspagem dentária

Por Redação Doutíssima 22/08/2013

rap-5

Quando vamos fazer uma limpeza completa no dentista, seja devido os dentes estarem sujos ou como prevenção semestral, um dos procedimentos que devemos fazer é a raspagem dentária. Um procedimento muito importante que alguns já ouviram falar mas não sabem muito bem o que é nem como é feita.

rap-2

O procedimento de raspagem, como o nome já sugere, pode ser definido como sendo o procedimento no qual o dentista raspa a superfície do dente, principalmente perto da gengiva, removendo qualquer substância que possa causar problema ou comprometer a saúde bucal, como o tártaro.

rap-6

Como pode ser feita essa raspagem?

– Com instrumentos chamados de curetas que parecem com pequenas “faquinhas” bem amoladas que o dentista passa no dente como se fosse uma unha coçando a pele. Essas curetas podem ser de várias formas e tamanhos para poder se ajustar ao contorno dos mais variados dentes. Atualmente já são um pouco menos utilizadas devido ser uma tecnologia ultrapassada, com procedimentos mais longos e doloridos.

rap-3

– Com um aparelho chamado de ultrassom que veio como uma evolução das curetas e trabalha de forma mais silenciosa, rápida e com mais conforto para o paciente. Joga jatos de água juntamente com a ação do ultrassom minimizando os danos provocados ao dente.

rap-1

Precisa de anestesia para fazer a raspagem?

Não, é um procedimento super rápido, simples e confortável. Você poderá continuar normalmente com sua vida logo depois de sair da consulta. É verdade que sangra um pouco e em alguns casos sangra bastante mas o dentista tem várias possibilidades de controle desse sangramento. Em alguns casos é relatado uma sensibilidade forte e quando isso acontece o dentista precisa intervir para que o paciente consiga terminar a consulta ou mesmo dividir em até 4 consultas.

rap-4

Mas não é perigoso o dentista usar isso em todos os pacientes? não pode passar alguma doença?

É verdade, esse é um aparelho que requer um devido cuidado por parte do dentista e sua equipe. Todos os aparelhos utilizados na clinica são devidamente esterilizados e você pode ficar tranquilo que se escolheu um dentista de confiança, ele fará todo o procedimento necessário para que não haja nenhuma propagação de agentes patogênicos.