Dica do Nutricionista

Veja 8 alimentos que combatem a celulite

Por Redação Doutíssima 28/08/2013

Não dá para dizer que a celulite não assusta. Mesmo quem não tem, morre de medo de um dia ser atormentada por este inconveniente. Os exercícios físicos muitas vezes não fazem o efeito que queremos. Pois bem, não é só a ginástica que vai deixar nossa pele com aspecto bom, precisamos também de uma boa alimentação.

celulite

Ingestão de oito alimentos, como o gengibre, ajuda a evitar e combater a celulite. Foto: iStock e Getty Images

Celulite: o que é

A celulite aparece mais frequentemente nas coxas, quadris e nádegas. Ela é causada pelo depósito irregular de gordura bem abaixo da superfície da pele, o que produz esse efeito esburacado.

A celulite ocorre por uma alteração no metabolismo, que faz com que as fibras sustentam a epiderme e a camada de gordura por baixo dela puxem a pele para baixo, o que causa os “furinhos”.

Isso ocorre, geralmente, pela perda da elasticidade da pele que ocorre com a idade e as alterações hormonais; o efeito sanfona que ocorre em pessoas que fazem muitas dietas; e a predisposição genética.

Como lutar contra a celulite?

Mas ainda temos opções alternativas para reduzir drasticamente este mal. A primeira delas é o exercício físico. Alguns tratamentos estéticos também têm dado bons resultados. Mas o principal é controlar a alimentação. Por isso, vamos dar oito sugestões de alimentos para você inserir na sua dieta. Confira:

1. Couve

A couve contém um oxidante conhecido como luteína. Alguns estudos apontam esta substância como responsável por aumentar a hidratação e a elasticidade da pele e, dessa forma, auxiliar no combate à celulite.

2. Arroz Integral

Alimento rico em fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais (magnésio e cromo), sua ingestão regular favorece a digestão do açúcar e melhora o funcionamento intestinal, o que impede o acúmulo de gordura.

3. Aveia

A aveia é rica em silício, este nutriente reorganiza as fibras de sustentação da pele e, com isso, previne a formação do aspecto esburacado da pele.

4. Azeite de Oliva

Associado ao óleo de linhaça, fica ainda mais eficaz no combate à celulite. Ele é rico em gordura ômega 6 e mono insaturada, que tem ação anti-inflamatória, combatendo edemas gerados pela celulite.

5. Salmão

O salmão é um peixe é rico em ômega-3, substância que também possui ação anti-inflamatória, que melhora a aparência da pele reduzindo a inflamação. Seu consumo constante diminui e previne os “furinhos” da pele.

6. Frutas cítricas

Laranja, acerola, morango, e uma infinidade de frutas cítricas são frutas ricas vitaminas C e minerais, que ajudam as células da pele a absorver melhor os nutrientes. Todo este processo evita o acúmulo das gorduras sob a pele e a aparência esburacada.

7. Gengibre

É perfeito para acelerar o metabolismo e deve ser ingerido não só para auxiliar no tratamento da celulite, como também para toda a saúde. O gengibre auxilia na absorção das gorduras pelo corpo, e tem ação antioxidante, o que evita a retenção dos líquidos que causam a celulite.

8. Castanha-do-Pará

É rica em selênio, um ótimo antioxidante que evita o envelhecimento das células.

Aproveite estas dicas, use sua criatividade e insira estes alimentos na sua dieta. Eles vão dar a você um resultado de mais saúde não apenas na luta contra a celulite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!