[the_ad_group id="16401"]
Motivação

Como superar um divórcio

Por Redação Doutíssima 03/09/2013

O casamento é a realização do sonho de duas pessoas que querem estar juntas para sempre, mas nem sempre isso é o que acontece. Todo casamento passa por suas crises e superá-las é uma tarefa muito difícil, sendo muitas vezes considerada impossível e levando o casal ao divórcio. No brasil, o IBGE registrou uma taxa recorde de divórcios em 2011, o que mostra como cada vez mais é normal casais que passam por esta situação. A frustração é de ambos os lados, mas como superar essa dor?
Principal_8

Superando o divórcio

 

Para que você se sinta tranquilo/a com sua decisão e comece o processo de superação é importante ter certeza de que fez todo o possível para salvar sua relação e que a separação foi realmente a solução final. Não hesite em buscar auxílio especializado de um terapeuta familiar antes de tomar a decisão.

Se você já se divorciou, então as sensações são inúmeras e totalmente diferentes. É normal passar por altos e baixos emocionais. Você pode passar por fases de raiva, ressentimento, tentação a negociar uma reconciliação e mesmo pela depressão, até que você chegue ao ponto de aceitar o fim da relação.

Quando se tem filhos a situação complica ainda mais pelo medo das mudanças que ocorrerão e ter que dar a notícia a eles. Informar a amigos e familiares também pode ser difícil. mas não tenha medo. Não se isole, procure o apoio de familiares e amigos e conte com o conselho deles para decisões como vender a casa, o carro ou o que envolva essa nova fase de adaptação.

O processo de superação leva o tempo que for necessário para você, não se preocupe se achar que está demorando muito. É importante não carregar culpas e incertezas. Esqueça os “ses”, “se eu tivesse feito assim…” não muda o fato de que a relação chegou ao fim, e lembre-se de que você não estava sozinho/a na relação, tudo é uma decisão e responsabilidade dos dois.

 

Dicas para formalizar o luto

Como a relação chegou ao fim, é importante que você feche o ciclo para visualizar esse término. Para isso, você pode fazer pequenas coisas como: se livrar da sua aliança (venda, enterre, doe para caridade); se livrar da certidão de casamento (queime se tiver vontade); devolver todos os pertences ao ex; fazer uma grande viagem (aquela que você sempre quis e te animará muito); mudar de casa e de visual (pense bem, mas pode ser um marco físico para você se sentir em outra fase); dar uma festa de divórcio (se existe despedida de solteiro, porque não chamar as/os amigas/os para uma festa de volta a solteirice?!).

 

Fonte: Entre mulheres.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]