Motivação

Estar feliz no trabalho é fundamental para a evolução da carreira. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 21/08/2014

Estudos comprovam que para se ter sucesso na carreira é fundamental estar feliz no trabalho. Mas, para isto acontecer, é necessário que o dia a dia de um profissional seja parte de seus sonhos.

Segundo especialistas, encontrar a felicidade no ambiente de trabalho depende de uma série de fatores e, por mais paixão que você tenha por aquilo que faça, não é possível ser feliz o tempo todo, pois tem sempre uma tarefa que não gostamos de executar.

feliz-no-trabalho

Planejar a carreira e saber lidar com críticas são armas do profissional feliz. Foto: Shutterstock

Fatores vitais para ser feliz no trabalho

O primeiro passo para ser feliz no trabalho é escolher algo que realmente goste de fazer. Porém, você deve levar em conta diversos aspectos. Mas se a pessoa está em uma posição que não gostaria, o melhor é encarar a situação como um degrau para alcançar seus verdadeiros objetivos.

Outra dica importante para o profissional é descobrir qual a sua fonte de inspiração. Muitas pessoas gostam de trabalhar como autônomas. Se você se encaixa neste grupo, para ser feliz na sua carreria, procure atuar em áreas em que poderá ser responsável por projetos.

O segundo passo é definir seus objetivos. Para ser feliz no trabalho e, consequentemente, ter sucesso e evolução profissional, planeje a sua carreira. É muito importante definir onde está, aonde quer chegar e qual trajeto será percorrido para atingir suas metas.

Depois que o profissional conseguir alcançar seus objetivos, é importante que ele mantenha o foco nos resultados. Para ser reconhecido, o profissional precisa apresentar resultados. Segundo especialistas, quando o fluxo de trabalho funciona, a pessoa obtém resultados positivos e é reconhecida. Isto torna o profissional mais feliz no seu trabalho. Reconhecimentos fazem com que a pessoa se sinta parte da equipe.

Ser feliz no trabalho é superar críticas e conflitos

Outra dica muito importante para ser feliz no trabalho é aprender a lidar com os conflitos. Em qual o ambiente que não existem conflitos? Mas as pessoas devem aprender a lidar com situações como esta, pois a felicidade no trabalho depende de um bom clima organizacional.

Se existe alguma pessoa da qual você tem algumas diferenças, converse e tente esclarecer as coisas. Um ambiente de trabalho cooperativo contribui para a felicidade. Claro que para ser feliz onde se trabalha este fator deve estar aliado a um salário justo e perspectivas de crescimento na empresa, dentre outros fatores.

Saiba lidar com as críticas de seu superior ou de um colega de trabalho. Ao invés de ficar irritado e estressado, aproveite a oportunidade para melhorar seu trabalho e dar um salto de qualidade.

Vale lembrar que a satisfação no trabalho também depende do preparo e capacitação do profissional. Uma pessoa atualizada, que faz cursos frequentemente, provavelmente será reconhecida e manterá sua carreira mais motivada.

Por último e não menos importante: o profissional deve adotar uma posição otimista. Esta visão, aliada às crenças e valores do profissional com os da organização, também podem fazer você ser mais feliz no trabalho.

Pense em fazer seu trabalho melhor que ontem, construa bons relacionamentos, resolva os problemas de imediato, tenha ambições dentro da empresa e assim, com certeza, alcançará a felicidade em sua carreira profissional.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!