Guia dos Dentes

Vamos entender a oclusão dentária

Por Redação Doutíssima 09/09/2013

    oclu-5

Essa é uma das partes da odontologia que mais gosto, um sistema impressionante que trabalha com uma precisão e eficiência absurdos, e quando algo sai do normal, cabe a nós dentistas identificarmos e tratarmos. Entendo uma dificuldade para alguns tanto de definir como de entender sobre oclusão dentária mas vamos conversar de forma bem simples para que você possa entender o que precisa para poder dar valor e cuidar da sua oclusão.

oclu-4

O que é a oclusão dentária?

– Contato entre os dentes da mandíbula com os dentes da maxila.

– Uma variação entre a oclusão estática e dinâmica. A oclusão estática seria quando as estruturas não se movem, ficando em repouso e a dinâmica, quando as estruturas se movem, como quando mastigamos.

– Cada toque de dentes e cada movimento das bases ósseas é minuciosamente importante para que você possa ter uma oclusão dentária saudável.

Palavras muito utilizadas quando falamos de oclusão dentária:

1- Cúspide: As partes salientes na parte superior do dente. Quando abrimos a boca, parece um monte de pequenas pirâmides brancas.

2- Intercuspidação: Se refere ao toque da cúspide do dente de cima com alguma estrutura dos dentes debaixo e isso vai gerar uma relação entre essas cúspides e as estruturas.

Não podemos esquecer que a oclusão dentária depende de estrutura óssea, músculos, nervos, da estrutura dos dentes, e às vezes da postura.

oclu-1

O que seria uma oclusão adequada?

– Em uma pessoa jovem, com uma mordida ideal, todos os dentes devem fazer contato.

– Se o paciente desloca a mandíbula de um lado, o dente canino inferior deve deslizar ao longo do canino superior de modo que os dentes de trás não vão se encostar. Isto é chamado de orientação ou guia canino. São várias as guias que devem existir e que somente seu dentista vai saber identificar que você às possui ou não.

oclu-3

Se algo não estiver de acordo com seus dentes e sua oclusão não estiver estável, tenha certeza que seu dentista, de preferência o ortodontista, vai saber o que precisa ser feito para retomar uma oclusão saudável.

oclu-2