Guia dos Dentes

Saiba como branquear os dentes e exibir um sorriso brilhante

Por Redação Doutíssima 02/07/2015

Existem muitas maneiras de fazer o clareamento dentário. Conhecer cada uma das alternativas é importante para entender como branquear os dentes e exibir um sorriso mais bonito. Cada caso é único e consultar um dentista é aconselhável para determinar a melhor opção para você.

 

É importante lembrar que para evitar o amarelamento nos dentes, além de manter um consumo baixo de alimentos com corantes, a higiene bucal é importante. A escovação após cada refeição é indispensável e é necessário fazer revisão a cada seis meses no dentista para prevenir qualquer tipo de problema dentário.

como branquear os dentes

Clareamento com moldeiras ou laser são opções para aliviar amarelamento dentário. Foto: iStock, Getty Images

 

Como branquear os dentes: veja opções

O cirurgião-dentista João Delavequia explica que, com o passar dos anos, existe uma grande tendência ao amarelamento dentário.

Ele menciona que a falta de higiene adequada, a má alimentação, hábitos pouco saudáveis como fumar, ingerir café, vinho, refrigerantes à base de cola e outros corantes em excesso são fatores que auxiliam na transformação da coloração dos dentes.

Antes de decidir qual técnica é a melhor para branquear os dentes, deve ser feita uma avaliação do paciente. Podem ser necessários procedimentos adicionais, como substituição de restaurações, limpeza profunda e tratamento de cáries.

Então, conforme Delavequia, é verificada a cor inicial dos dentes em uma escala, assim o cliente escolhe qual o tom almejado no tratamento. “Algumas vezes,a expectativa não pode ser alcançada somente com o clareamento”, ressalta o profissional.

As opções para branquear os dentes são duas. A primeira é o clareamento feito com moldeiras, em que se aplica o gel e depois se coloca o molde sobre a arcada dentária.

“Os tempos variam de 30 minutos a duas horas diárias ou à noite, enquanto o paciente dorme”, diz. Esse processo é indicado pelo profissional, mas efetuado em casa.

O outro procedimento é feito com laser. São três sessões com duração média de quarenta minutos, e os resultados já podem ser notados após a primeira aplicação.

Segundo o especialista, a vantagem é que em menos de três horas totais de tratamento, obtém-se o mesmo resultado que a moldeira com gel promove em mais de um mês. Outro benefício é que as aplicações são limitadas e evitam a desatenção do esquecimento, como pode acontecer com o outro procedimento.

“Independente da técnica escolhida, o dentista deve monitorar o paciente durante todo o tratamento e identificar se está sendo efetivo e se algum ajuste é necessário”, enfatiza o especialista. Ele ainda informa que quanto mais personalizado o tratamento, maiores são os índices de sucesso.

Fitas para branquear os dentes funcionam?

João menciona a falta de estudos clínicos bem executados e com resultados confiáveis em relação ao uso de fitas para branquear os dentes. “Pacientes que já utilizaram comentam ter percebido um branqueamento após seu uso, embora não tão significativo quanto com clareamento profissional”, afirma.

No entanto, João tem algumas preocupações em relação à fita para branquear os dentes. “A embalagem tem poucas informações sobre o uso, não menciona a necessidade de uma avaliação prévia quanto à remoção de cáries e tártaro”, diz.

Ele ainda afirma que com esse método, não há acompanhamento profissional, além de a fita atingir apenas os dentes da frente, deixando os demais com outra coloração.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!