Esporte > Exercícios

4 Alongamentos para fazer todos os dias

Por Redação Doutíssima 10/09/2013

Fazer alongamentos não é uma prática limitada aos adeptos de esportes. Mesmo no nosso dia-a-dia, situações corriqueiras podem nos causar lesões e a prática de se alongar diminui o risco disso acontecer. O alongamento proporciona maior flexibilidade aos músculos, impedindo futuras distensões. Além disso, uma maior flexibilidade do pescoço, ombros e parte superior das costas podem melhorar a função respiratória. Agora que você viu a importância do alongamento, siga nossa dica de quatro exercícios que você pode incluir na sua rotina para gozar dos benefícios que ele proporciona.

 .

1. Para alongar a coluna e as pernas: Fique de pé, com as pernas estendidas. Leve o tronco à frente e vá baixando suavemente, tentando tocar os dedões do pé sem flexionar os joelhos. Conte 10 segundos.

.

alongamento4

 .

2. Para alongar os ombros: De pé, passe um dos braços à frente do peito e puxe-o com a outra mão. Conte 10 segundos e troque o braço.

.

IOT-Exercicios-0095

 .

3. Para alongar as coxas: De pé, pernas semiflexionadas. Com a mão direita puxe seu pé direito na direção dos glúteos e leve o quadril ligeiramente para frente. Segure por 10 segundos e troque de lado. Você pode se apoiar numa parede ou em um móvel se tiver dificuldade de equilíbrio.

.

299

 .

4. Para alongar os músculos do pescoço: Fique de pé, com as pernas semiflexionadas. Puxe a cabeça para a direção de um dos seus ombros. Segure por 10 segundos e troque de lado. Depois, faça um giro lento com a cabeça num ângulo 360º no sentido horário e depois anti-hirário.

.

6498868581_89b5f990cc

 .

Um ponto fundamental dos exercícios de alongamento é o relaxamento do corpo. Não tenha pressa nem pense em outras coisas que deverá fazer, use esse tempo de alongamento também para relaxar. Quando se alongar com outras pessoas, não fique comparando seu alongamento com o delas, nem o tempo que cada um de vocês demora. Uma atitude apressada é a maneira errada de abordar o alongamento. Este é um ótimo momento para diminuir o ritmo  da sua respiração e libertar sua mente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!