Relacionamento

4 Dicas da ciência para o seu primeiro encontro

Por Redação Doutíssima 01/10/2013

Vai sair com alguém pela primeira vez? A sensação de temor é inevitável no primeiro encontro. Sempre se procura saber os temas em comum para que a conversa seja agradável. Mas quando não se conhece bem a outra pessoa, o temor é por abordar temas que a deixem desconfortável. Então, como fazer para ter um primeiro encontro de sucesso? Pesquisadores da área de psicologia investigaram o tema e dão as dicas.

 

o-que-nao-fazer-no-primeiro-encontro

 

O que beber?

 

Definitivamente, cerveja!  Se você quiser se dar bem no primeiro encontro, veja o que descobriu uma pesquisa do site de relacionamentos americano OkCupid:  776 milhões de pessoas foram indagadas sobre cerveja e sexo no primeiro encontro. O resultado mostrou que 60%  das pessoas que consomem cerveja têm mais chances de ir para cama com alguém que acabou de conhecer.

 

Sobre o que falar?

 

Viagens! E evite falar de filmes. Pesquisas do psicólogo Richard Wiseman, demostraram que 18% dos casais marcam um segundo encontro quando o tema principal da conversa foram as viagens que fizeram. Quando o tema é sobre filmes, só 9% dos casais topam um segundo encontro. O tema viagem faz as pessoas parecerem muito mais interessante. Já falando sobre filmes, o papo é bem sucedido se os dois gostarem dos mesmos filmes, o que não é muito comum.

 

Conte segredos! Dividir um segredo com alguém é a maneira mais simples de criar laços. Para testar a teoria, o psicólogo da Universidade do Estado de Nova York, Arthur Aron, fez uma pesquisa com voluntários que conversaram com desconhecidos por 45 minutos. Eles usaram uma lista de perguntas criadas pelo pesquisador, que continha 36 perguntas intimas para acelerar o processo de intimidade (como “o que você valoriza mais em uma amizade?” ou “quando foi a última vez que você chorou?”). 30% dos voluntários disseram que o novo amigo parecia tão próximo quanto o melhor amigo.

 

Aborde temas polêmicos! Se o papo estiver morno, não tenha medo de puxar um assunto polêmico como aborto ou o adoção homossexual. A pessoa terá com certeza algo para dizer e vocês trocaram muitas informações. Esta é uma maneira ótima para descobrir valores e ideias da outra pessoa. Em pesquisa do professor de psicologia e economia comportamental da Universidade Duke (EUA), Dan Ariel, foi testada a importância dos temas em um encontro. Voluntários participaram de encontros virtuais. Um grupo tinha tema livre, outro grupo deveria seguir uma lista de perguntas pré-estabelecidas. O segundo grupo demonstrou maior satisfação com a conversa do que o primeiro grupo. A explicação é que quando temos liberdade para falar de qualquer coisa, tendemos a buscar equilíbrio e conforto, com grande risco de que a conversa se torne monótona.

 

 

Fonte: Superinteressante.