Amor e Sexo > Relacionamento

O amor está no ar: entenda a origem do Valentine’s Day

Por Redação Fortíssima 14/02/2016

O amor está no ar. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, 14 de fevereiro marca o Valentine’s Day, que corresponde ao Dia dos Namorados do Brasil. A data também é conhecida como o Dia Internacional do Amor, em que não só namorados trocam presentes e demonstrações de carinho, mas também todos aqueles que se amam.

Para não deixar um dia tão especial passar em branco, que tal surpreender a pessoa amada com lembranças diferentes e bem simples de fazer? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você. 

A origem do Valentine’s Day

Existem diversas lendas que explicam a origem do Valentine’s Day ou Dia de São Valentim. A mais conhecida delas ocorreu na Roma Antiga, em 498 d.C. O imperador Cláudio II deu ordens que proibiam o casamento durante as guerras, acreditando que a família atrapalharia o foco dos soldados nas batalhas e que os os solteiros eram melhores combatentes.

O padre Valentim não concordou com a lei e lutou contra as ordens do imperador, passando a realizar casamentos em segredo. Com isso, ele foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, recebeu muitos bilhetes encorajadores de diversos jovens.

Um deles veio de Astérias, filha cega de um carcereiro por quem Valentim se apaixonou. Acredita-se que, com a força do amor, ele milagrosamente devolveu a visão à jovem. Antes de partir, o padre escreveu uma mensagem para sua amada, assinando como Your Valentine (Seu Valentim, em tradução livre)

O resultado? A expressão que é usada até hoje nos cartões. Ele foi enforcado no dia 14 de fevereiro, dando origem à data. Desde então, o amor está no ar não somente entre os casais de namorados, mas também como uma forma geral de celebração do amor.

Nos Estados Unidos, a data é comemorada também por amigos e pessoas que se amam, como pais e filhos, além dos namorados, noivos e casados. No Brasil, o Dia dos Namorados tem origem comercial e é celebrado em 12 de junho, um dia antes do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

O amor está no ar, aproveite para celebrar

O Valentine’s Day é comemorado em diversos países do mundo. Foto: iStock, Getty Images

O amor está no ar: surpreenda o seu parceiro

Para não deixar a data passar em branco e demonstrar o quanto a pessoa amada é especial, basta usar a imaginação. Os presentes mais comuns na data são trocas de cartões, flores e chocolates. Mas que tal deixar a lembrança ainda mais criativa e pessoal?

Para demonstrar que o amor está no ar, a dica é caprichar nos presentes confeccionados por você mesmo, como cartões decorativos e com mensagens originais. Isso dá um toque mais romântico à data.

Outra ideia que segue a mesma linha – e é bem simples de fazer -, é o scrapbook, conhecido como o álbum do casal. Em forma de livro, o presente é personalizado com várias fotos, histórias e lembranças do casal.

Para confeccionar o scrapbook, a dica é fazer uma linha do tempo do relacionamento, trazendo momentos marcantes para o casal, como a primeira foto tirada juntos, aniversário de namoro e viagens de férias. Capriche na decoração, colocando fitas, glitter, adesivos, carimbo, tudo para combinar com as fotos do álbum.  

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!