Motivação

Obras mais famosas da literatura brasileira trazem lições de vida

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

Que tal aproveitar o feriado de 1° de Maio para desfrutar do prazer da leitura? Saiba que, além do Dia do Trabalho, esse é o Dia da Literatura Brasileira.

A data foi escolhida em homenagem a um dos maiores escritores da língua portuguesa, o aniversariante José de Alencar. Para falar sobre esse contexto, conversamos com Marinês Andrea Kunz, professora do curso de Letras da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS).

Antes de escolher o próximo clássico que você vai ler entre as muitas maravilhas que a literatura brasileira oferece, vamos entender um pouco mais sobre a importância de José de Alencar não somente para a literatura como também para a formação do perfil do brasileiro.

literatura-brasileira

Clássicos da literatura trazem muitas lições ainda aplicáveis à atualidade. Foto: iStock, Getty Images

O grande romancista da literatura brasileira

A escolha da homenagem ao romancista se explica pela grande contribuição que deu à construção da emergente identidade nacional, justamente após a a Independência do Brasil. “Nesse período, o movimento do Romantismo foi fundamental para o Brasil, que buscava uma diferenciação em relação a Portugal”, diz Marinês.

Era uma época em que se buscava uma língua portuguesa brasileira e, para criar um herói nacional, a literatura versou sobre o índio, como nas obras O Guarani e Iracema, de Alencar. “Além disso, o autor também explorou outros aspectos da vida nacional, como a cena urbana, em Senhora, e as diferenças regionais, como em O Tronco do Ipê e O Gaúcho”, exemplifica.

E a nossa rica literatura brasileira vai muito além de José de Alencar, que abriu portas para um mundo novo a partir dos seus livros. Depois dele, muitos outros vieram e surgem até hoje para dar asas à imaginação e, com isso, seguir formando cidadãos de pensamento livre.

Conheça 5 destaques da literatura brasileira

Marinês cita cinco livros da literatura brasileira que devem ser lidos e relidos como forma de tentar entender o Brasil por diferentes ângulos. “Essas são algumas obras importantes em um amplo panorama literário, de modo que poderia citar muitas outras”, diz professora.

Assim, ela cita Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, Macunaíma, de Mário de Andrade e O Tempo e o Vento, de Érico Verissimo. São livros que servem para que o leitor se torne mais crítico e tenha condições de refletir sobre si mesmo e sobre sua vida no espaço social em que transita.

literatura-brasileira

Obras clássicas são imperdíveis para qualquer amante da literatura. Fotos: Reprodução

Frequentar bibliotecas ainda é um dos melhores motivos para sair de casa, mas você pode, no conforto do seu lar e com a ajuda da tecnologia, ter acesso também gratuito a muitas obras da literatura brasileira. A rede mundial está repleta de sites que permitem download gratuitos de livros nacionais e internacionais.

Pesquise em sites como Domínio Público e Project Gutenberg – este, apesar de estar em inglês, oferece ebooks gratuitos para download, incluindo autores de literatura brasileira.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!