Motivação

Descubra como surgiu o Carnaval no Brasil

Por Redação Fortíssima 03/02/2016

Você já parou para pensar sobre como surgiu o Carnaval? A festa que reúne milhares de pessoas nas ruas nos quatro cantos do país é apontada como tipicamente brasileira, mas a verdade é que a celebração já ocorre há mais de três mil anos.

Suas origens mais remotas são da Grécia Antiga, onde homens e mulheres dançavam pintados e com o rosto coberto de pó pelas ruas, em culto ao deus Dionísio. Brincadeiras com máscaras também eram características no Egito, para celebrar o plantio de lavouras. O Carnaval chegou ao Brasil no século 17, a partir da colonização portuguesa.

como-surgiu-o-carnaval-doutissima-iStock-getty-images

O desfile das escolas de samba é um marco no Carnaval brasileiro. Foto: iStock, Getty Images

Celebração do Carnaval no Brasil

A origem do Carnaval é cercada de diferentes contextos. Mas o significado da festa começou a ganhar mais relevância quando o Cristianismo atribuiu contornos religiosos a ela. Em um primeiro momento, a celebração passou a ser vinculada com a Páscoa, com o nome de Terça-Feira Gorda.

Era uma data de comemoração e exagero no consumo de comida e bebida, que ocorria 47 dias antes do domingo de Páscoa, antecedendo o período de jejum reflexivo dos cristãos. Já no Brasil colonizado, o Carnaval foi originalmente batizado de intrudo.

Ele nada mais era do que uma festa em que as pessoas se sujavam com mela-mela e brincavam nas ruas. Mas havia certa distinção social neste cenário: as famílias brancas se divertiam em casa, enquanto os escravos tinham de comemorar ao ar livre.

Em 1822, o intrudo passou a ser visto como uma festa defasada. Por isso, através da iniciativa de artistas e intelectuais, foi adotado um novo modelo de celebração inspirado em países como França e Itália, que já tinha o nome de Carnaval e apresentava as tradições atuais: bailes, desfiles de rua e alegorias.

A partir da Revolução de 1930, os desfiles populares passaram a ser regulamentados com mais seriedade e a cumprir horários e trajetos determinados. Assim, surgiram os tradicionais desfiles das escolas de samba, que se tornaram culturalmente relevantes, principalmente no Rio de Janeiro.

Como surgiu o Carnaval: a festa em outros países

Agora que você já sabe que como surgiu o Carnaval no Brasil, que tal ficar por dentro do que acontece na festa em outros países? Veja como ela é comemorada em diferentes cantos do globo:

Veneza, na Itália

No período do Carnaval, a cidade italiana, conhecida como a Rainha do Adriático, recebe um grande número de turistas atraídos pelo desejo de celebrar bailes de máscara a céu aberto e participar de festas no interior de antigos palácios, com fantasias requintadas.

New Orleans, nos Estados Unidos

Como referência à data da Terça-feira Gorda, a capital do jazz celebra o Carnaval com tudo que há de melhor: desfiles de blocos, carros alegóricos e fantasias. É o local onde a tradição é mais forte nos Estados Unidos.

Colônia, na Alemanha

Na tradição germânica, o Carnaval simboliza a quinta estação do ano e é celebrado em pleno inverno. Em Colônia, a festa reúne milhares de pessoas fantasiadas e animadas nas ruas da cidade.

Nice, na França

No maior balneário da Cote D’Azur, a cidade francesa de Nice, o Carnaval é marcado por bonecos gigantes de papel machê, festas de rua, carros alegóricos e uma brincadeira chamada de Batalha das Flores.

Ela consiste em as jogar flores que enfeitam os carros nas pessoas que marcham pela Promenade des Anglais, uma espécie de calçadão ao longo da baía des Anges.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!