Motivação

Como lidar com a espera quando queremos mudanças

Por Rafaela Monteiro 10/10/2013

esperar6

Algumas coisas em nossa vida não podem ser mudadas. Ou pelo menos, não no momento que queremos. A vida as vezes requer paciência e espera no momento em que queremos mudanças.

Seja um emprego que não está nos agradando, um local que não gostamos de morar, uma situação relacional que nos incomoda, ou uma situação financeira que não é favorável, enfim. Independente do âmbito da mudança desejada, muitas vezes precisamos trilhar um caminho na sua direção, caminho esse que pode exigir muita paciência ou, talvez, somente certa espera.

 

Mudar X Esperar

Mudar significa transformar, levar de um lugar para outro, remover, pôr em lugar diferente, deslocar. Também definido por alterar, modificar, converter. E as vezes é tudo isso que queremos na nossa vida. Paradoxalmente, esperar significa ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa; ação de esperar; tempo durante o qual se espera; aguardar, ter como provável, supor.

O espaço entre a espera e a mudança requer de nós sabedoria. Sabedoria para agir quando temos que agir. Sabedoria para fazer a nossa parte, ir ao encontro da solução, trabalhar por ela, se movimentar, buscar, bater, procurar, plantar. Sabedoria para discernir entre fazer tudo isso e/ou esperar. Muitas vezes já fizemos o que nos cabia e nos angustiamos com a falta de “resultado” ou de colheita. Muitas vezes já semeamos e somente temos que esperar a semente germinar, amadurecer, crescer. Nossa sabedoria entra nesse espaço de espera que pode nos exigir regar a plantinha, podar seus ramos, adubar sua terra.

 

esperar2

 

Sofrimento nosso de cada dia

Sofremos quando estamos esperando. Nos angustiamos quando não podemos colher os frutos que plantamos nos momentos que precisamos deles.

A verdade é que a vida te sua própria sabedoria. Os frutos dão na hora certa. Nossa ansiedade pertinente a sociedade moderna contemporânea nos apressa para viver o que ainda não está completamente germinado e pronto para nós. A vida tem seus ciclos. Seu próprio tempo de maturação de frutos, e como já disse, sua própria sabedoria.

 

A solução

Esperar muitas das vezes é a nossa parte diante de algo que não pode ser mudado imediatamente. As vezes a mudança já está a caminho, porém não podemos ver. Por isso respire fundo. Respire, inspire. Respire outra vez. Respirar corretamente nos ajuda em vários processos fisiológicos e nos ajuda também a nos acalmar diante de situações que nos estressam. Também nos ajuda a estar conscientes de nós mesmos, de onde estamos e do que precisamos. Difícil é entender que, muitas vezes, o que precisamos mesmo é somente esperar.