Guia dos Dentes

Congresso mundial de cirurgia e traumatologia no Brasil

Por Redação Doutíssima 21/10/2013

cranio-4

Se tem uma especialidade que me fascina é a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e se eu não fosse totalmente apaixonado pela ortodontia, com certeza a cirurgia seria minha escolha. A grande notícia que já está sendo anunciada por alguns meios de divulgação é um ganho gigantesco para a odontologia Brasileira e mais especificamente para a cirurgia e traumatologia. O congresso mundial de cirurgia e traumatologia que vai acontecer com datas previstas para 2019 no nosso fabuloso Rio de Janeiro, no Brasil.

Entendo a falta de empolgação de muitos, principalmente quem não está diretamente ligado à odontologia, mas esse congresso é como se fosse a copa dos cirurgiões e eles vão poder não só receber os melhores do mundo nessa área, como também facilita para termos uma grande quantidade de dentistas Brasileiros no evento e uma pequena parcela mas de grande importância, que vai apresentar trabalhos de nível internacional. Isso é uma certeza de melhorar ainda mais a visibilidade dos nossos dentistas no mundo.

cranio-5

Costumo brincar que esse é o médico dos dentistas. Responsável pelas grandes cirurgias de cabeça e pescoço bem como, cirurgias ortognáticas, colocação de implantes dentais e exodontias de dentes mais complicadas, dentres outras possibilidades como tratamentos cirúrgicos de traumas faciais.

cranio-2

Tenho que dar meus parabéns para os mais variados profissionais que estão engajados na evolução específica de cada especialidade e, nesse caso, uma grande ação do colégio Brasileiro de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Uma instituição que a cada dia prova  quanto a união e a organização dos profissionais pode trazer uma grande evolução da área e com isso, todos ganham. Tenho visto grande atuação da liga acadêmica de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Pará que faz um trabalho constante promovendo, dentre vários eventos, palestras e encontros na área com profissionais extremamente capacitados e sobre assuntos de vanguarda.

cranio-3

Estou tendo o prazer de complementar minha pós-graduação fora do Brasil e posso dizer que a odontologia Brasileira não perde em nada para uma boa parte da odontologia mundial. É certo que a organização social Brasileira deixa muito a desejar e posso perceber o que seria uma organização governamental que realmente visa cuidar de sua população e não somente de interesses pessoais. É espantoso ver como o sistema de saúde realmente funciona e a população é bem cuidada pelo governo, o contrário do que acontece no Brasil.

Vou falar um pouco mais sobre a ação dessas organizações odontológicas no Brasil que fazem com que tenhamos um pouco mais de fé em um dia no qual poderemos contar com o governo para nos ajudar nessa evolução. Acorda Brasil e vamos reclamar andando para frente, sempre.