Guia dos Dentes

Coroa do dente da frente caiu? Saiba o que fazer.

Por Redação Doutíssima 22/10/2013

coroa-3

Se tem uma coisa que é o terror de todas as pessoas que usam coroas ou estruturas protéticas e estéticas em dentes da frente é pensar na possibilidade de o “dente” cair quando estiver em um evento ou em um jantar importante ou mesmo em um beijo romântico. É um momento extremamente constrangedor e que poucos sabem como reagir da forma mais rápida possível. Saiba o que fazer quando a coroa do dente da frente cair.

coroa-2

Você precisa entender que as estruturas colocadas sobre o dente são coladas ou melhor, cimentadas. O que faz com que as coroas ou facetas ou o que for, dure o máximo de tempo possível e nunca lhe cause nenhum constrangimento, são fatores variados como:

– Um bom dentista que faça um trabalho com qualidade.

– Um agente de união ou adesivo ou cimento de qualidade.

– Um paciente que conheça as limitações e cuidados com a prótese.

coroa-5

– Muitos trabalhos atuais são extremamente duradouros e muito bem executados pelos dentistas. Vemos uma grande falta de cuidados da parte dos pacientes. Alguns realmente por acharem que a prótese vai aguentar para sempre e que não tem tempo para cuidar da forma certa. Outros por desconhecimento do que pode ou não ser feito com a prótese nova.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões.

– Mesmo sendo um material muito bom, precisa de manutenção e o paciente precisa voltar ao dentista anualmente para que o dentista possa verificar como está a prótese, o dente que serve de pilar e a gengiva que fica em volta.

coroa-4

Mas você não cuidou direito da prótese e infelizmente o dente caiu em um local extremamente desconfortável. Vou dar algumas dicas para lhe ajudar.

– Tem uma cera que é utilizada por pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico. O paciente que faz uso de próteses dentárias cimentadas, pode comprar uma cera ortodôntica dessas e ter sempre por perto em eventos importantes. Coloque uma pequena quantidade dessa cera dentro da estrutura e acomode ao redor do dente. Isso vai lhe dar tempo de ir rapidamente até um dentista. Lógico que isso deve ser feito com calma, em um banheiro.

– Por favor, nunca use colas como super bonder para recolocar o “dente”. Isso vai lhe causar uma série de problemas futuros.

– Em vários casos é possível colocar a estrutura de volta sem ajuda de nada, somente a estrutura já possui uma retenção significativa.

– E casos extremo e de muito desespero você pode fazer uso de chicletes para “cimentar” a estrutura que caiu. Isso vai facilitar para o dentista limpar depois e conseguir utilizar novamente a prótese.

coroa-1

Espero que as dicas acima possam ajudar você em casos emergenciais. Mas repito, consultas regulares ao dentista e cuidados básicos diários podem fazer você nunca ter esse problema. E se isso acontecer não faça nada que possa lhe causar problemas futuros chegando até ao ponto de perder o dente.