Guia dos Dentes

Confira 5 maneiras de prevenir cárie e ter uma boca saudável

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

Todos sonham com o sorriso perfeito, mas para que isso seja possível é preciso prevenir cárie. A cárie é um problema que ocorre nos dentes em razão da erosão causada pelos ácidos dos restos de alimentos em decomposição que ficam nas nossas bocas. Essa condição afeta aproximadamente 90% da população em geral.

Conheça as causas para prevenir cárie

As principais causas da cárie estão associadas a uma higiene bucal deficiente e também à ingestão excessiva de alimentos com açúcares. E os sintomas que normalmente aparecem são a inflamação, a dor aguda e o aumento da sensibilidade quando ingerimos bebidas e comidas, sejam elas frias ou quentes.

prevenir-cárie

Escovar bem os dentes depois de cada refeição é maneira de prevenir a cárie. Foto: Shutterstock

Mas não há motivo para desespero. Com a adoção de alguns hábitos e com a vigilância constante ao aparecimento dos sintomas, é possível prevenir cárie. Você quer saber como? Confira abaixo algumas maneiras para ter uma boca saudável e um sorriso de dar inveja.

5 dicas para prevenir cárie

1. Boa higiene bucal

Para prevenir cárie é fundamental manter bons hábitos bucais. O que isso envolve? Escovar bem os dentes depois de cada refeição ou lanche, e de preferência com uma pasta dental que tenha flúor em sua composição. Além disso, o fio dental é um excelente aliado para retirar os restos de alimentos que eventualmente ficam entre os dentes.

E se você não tiver como escovar os dentes logo após a refeição – por exemplo, em um jantar ou então no meio da tarde no trabalho –, a solução é mascar um chiclete sem açúcar. Isso irá estimular o fluxo de saliva, o que neutraliza o ácido e ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes.

2. Mastigue bem os alimentos

Você já deve ter ouvido falar, ao fazer uma dieta ou uma reeducação alimentar, que comer devagar é importante. Para prevenir cárie, mastigar bem os alimentos, ou seja, comer sem pressa, também é importante.

É que mastigando bem os alimentos você irá evitar que restos deles se acumulem entre os dentes, prevenindo problemas caso você não seja fã do fio dental ou não tenha muito tempo ou paciência para passá-lo.

3. Visite regularmente o dentista

Essa, sem dúvidas, é uma das melhores medidas para prevenir cárie. Ninguém melhor que o dentista da sua confiança para fazer uma revisão periódica a cada seis meses e dizer se está tudo certo com seu sorriso, ou não. Além disso, você poderá tirar eventuais dúvidas, e ele também poderá brindar você com algumas dicas valiosas.

4. Cuide da sua alimentação

O seu regime alimentar influirá diretamente na saúde dos seus dentes e na prevenção das cáries. Para que os dentes estejam saudáveis é fundamental uma alimentação adequada, sem excesso de açúcares e que contenha algumas vitaminas e minerais, principalmente o cálcio.

Ou seja, você até pode comer aqueles doces que você gosta, mas é importante que tenha controle sobre as quantidades. Por outro lado, busque incluir laticínios, verduras e frutas frescas na sua dieta.

5. Use flúor

A aplicação de flúor é outra ótima medida para prevenir cárie. Se você fizer uma aplicação, ele agirá acumulando-se na superfície exterior dos seus dentes, tornando-os mais fortes e protegendo você das cáries.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!