Guia dos Dentes

O que fazer quando o implante dental vai parar dentro do nariz?

Por Redação Doutíssima 28/10/2013

impla-2

Uma técnica que vem explodindo na odontologia atual é a colocação de implantes dentários. Essa linha da odontologia é muito útil nos dias atuais e está melhorando a vida de muita gente mas tem que ser muito bem feita por profissionais capacitados e com os mais variados cuidados com a técnica. Nem sempre isso acontece e por algum motivo, vemos os mais variados problemas com os implantes dentários. Um caso engraçado e preocupante vem sendo divulgado na internet por artigos em sites como o da globo.

impla-3

“Mulher de 57 anos que sofria de fortes dores no seio esquerdo da face e havia sido diagnosticada com sinusite recorrente descobriu que tinha um dente implantado em uma das cavidades ósseas do nariz. O caso foi descrito em um artigo publicado nesta quinta-feira (24) no periódico New England Journal of Medicine.

A paciente havia recebido um implante dentário dois anos antes, sem ter sofrido qualquer tipo de complicação. Por algum motivo desconhecido, o dente – junto com o parafuso – subiu para perto do nariz. O corpo estranho foi, então, visualizado em uma tomografia computadorizada.

Após a descoberta, a mulher foi operada e as dores sumiram imediatamente. Oito meses depois da cirurgia ela continuava sem sintomas residuais.”

impla-1

O implante dental é uma maneira que foi encontrada para recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos pelo paciente pelos mais variados motivos. Um parafuso é fixado no osso do paciente e, passado o período de ósseo integração (importantíssimo devido ser o momento no qual o organismo reconhece o implante metálico como sem perigo para o organismo e o envolve com o osso que vai lhe dar resistência), é colocada a prótese.

Esses casos não fazem parte da rotina e é por isso que viram notícia. São casos em menor porcentagem e que existe uma série de fatores que podem comprometer o caso e causar um deslocamento do implante como esse. Se você escolher um implantodontista especialista ou um cirurgião bucomaxilofacial que siga todas as regras da técnica, bem como, você fazer todos os procedimentos pedidos pelo dentista, são a certeza de que o tratamento vai ser um sucesso.

implante-7

Odontologia não é um negócio, não escolha pelo preço o seu dentista e sim por referência ou devido ele ser o melhor que você possa ter. Leve a sério tanto o implante como outros vários tratamentos odontológicos. Com saúde não se brinca.