Guia dos Dentes

Saiba qual modelo de escova de dente é mais adequado

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

Saber como escolher a escova de dente ideal é importante para manter a saúde da boca. Esse item indispensável de higiene é muito usado, mas ele pode não estar fazendo todo o seu trabalho corretamente. E ainda mais: pode estar falhando em proteger da ação de bactérias, como cáries, e da formação de placa nos dentes e gengivas.

 

Em uma pesquisa sobre a qualidade da escova de dente oferecida no mercado brasileiro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) evidencia a importância da higiene bucal diária. Algumas bactérias que vivem na boca dos humanos se alimentam de restos de comida que ficam alojados nos espaços entre os dentes.

escova de dente

Escolher a escova dental correta pode melhorar a saúde dos dentes e da boca. Foto: iStock, Getty Images

O único jeito de evitar a ação maléfica dessas bactérias é usando a escova e o fio dental para remover pequenos pedaços de alimentos que ficam na boca mesmo depois de comer. O estudo ainda menciona que a língua também deve ser escovada, pois é uma região que acumula bactérias e resíduos, podendo causar mau hálito.

A higiene ideal com a escova de dente

A escova deve alcançar sem esforço todos os dentes, inclusive os de mais difícil acesso que ficam na parte de trás da arcada dentária. Isso reforça o quanto é fundamental escolher uma que seja adequada para a sua boca e para o seu uso.

Além do tamanho, a quantidade e a dureza das cerdas precisam ser avaliadas antes de comprar o produto. A escova de dente de cerdas duras, por exemplo, não deve ser usada por quem tem gengivas sensíveis ou ferimentos na região, para não causar mais problemas.

Outra questão é o modo e o tempo de uso. Ao empregar muita força no momento da escovação, você pode estar forçando demais as cerdas, causando desgaste na boca. Quanto ao tempo de uso, o INMETRO recomenda que o utensílio deve ser usado por três meses e depois trocado por um novo.

 

escova de dente 

Como escolher a sua escova de dente

Em vez de escolher sua escova de dente pela marca, pela cor ou pela embalagem, você precisa pensar em funcionalidade. Como dito antes, a escova tem um papel importante, que é remover as sujeiras e os restos de alimentos, impedindo a proliferação de bactérias.

Com uma escova muito grande, pode ficar difícil alcançar todos os dentes. Sendo assim, prefira as opções com a cabeça média ou pequena. Quanto ao cabo, o que for mais confortável e prático para você está bom.

As cerdas não podem ser duras ou causar desconforto nos dentes e na gengiva. Cerdas macias funcionam tão bem quanto as versões mais rígidas e ainda se adaptam melhor aos diferentes formatos no interior da boca. Além disso, a escova macia não causa danos à gengiva, mantendo a saúde plena no local.

A língua também deve ser limpa e você pode, sim, usar a escova de dente para fazer a faxina no local. Mas, se preferir, existem hastes e raspadores específicos para essa região. Opte pelo que for mais confortável, só não esqueça da higiene completa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!