Limpar a língua é obrigatório durante a higiene bucal diária. Muitas das bactérias que causam a placa bacteriana, mau hálito e outros problemas na boca, ficam sobre a nossa língua e se não forem removidas vão gerar problemas. De um tempo para cá as ferramentas de limpeza de língua tem se desenvolvido muito e apresentado muito mais conforto para o paciente na hora de raspar a língua.
Você pode remover essas sujeiras que ficam sobre a língua das mais diversas maneiras como:
– Raspar com as cerdas da escova ou algumas escovas que vêm com um raspador na parte de trás das cerdas. Se faz a escovação da parte de cima da língua até a sua ponta, repetido o movimento em torno de 10 vezes.
– Raspar com raspadores linguais dos mais variados. Alguns são realmente confortáveis para o uso. O importante é evitar problemas como ânsia de vômito quando se limpa a língua.
– Raspar com raspadores linguais ultrassônicos que facilitam bastante a limpeza mas são um pouco mais caros.
Uma língua saudável tem uma coloração rosada ou levemente avermelhada, enquanto que uma língua que não foi bem higienizada tem uma película branca ou misturada aos mais variados tons como o castanho claro e isso muda de acordo com o que o paciente se alimenta.
Uma escova dental ajuda a limpar parcialmente a língua, mas também pode distribuir bactérias provenientes dos dentes na língua. Use um raspador de língua, uma vez por dia para ajudar a combater o mau hálito e bactérias.
Apesar da recente preocupação aqui no Brasil, a limpeza da língua não é uma prática nova. Falando um pouco de história, “há muito tempo nós conhecemos os termos “placa” e “halitose”. Pessoas no Egito antigo, China e Índia limpavam as suas línguas. A ideia da limpeza da língua é simples: a maioria das bactérias orais que causam o mau hálito, habita na língua. Mais especificamente, elas se acumulam principalmente dentro das papilas filiformes e no fundo da língua, formando a saburra lingual.
A saburra lingual (placa esbranquiçada que recobre a superfície da língua) consiste de restos alimentares, células descamadas da mucosa bucal e bactérias, que se alimentam das proteínas presentes nessas células. Nesse processo ocorre a liberação de enxofre, em forma de Compostos Sulfurados Voláteis que causam um hálito muito forte.”
Limpe diariamente sua língua, seus dentes, bochechas e tudo que estiver dentro da boca. Remova todas as sujeiras que se acumulam ao longo do dia e reserve uma escovação do dia para ser acompanhada pelo fio dental, antisséptico bucal e limpadores de língua.