Quando falo de implante com os paciente, o que os pacientes dizem sempre é: isso deve doer né? Custa muito caro né? Muitos pacientes não entendem o milagre que é essa técnica de colocação de um implante que se integra perfeitamente com o osso do paciente e é capaz de sustentar uma coroa artificial em porcelana que vai durar por muito tempo sem quebrar ou mudar de cor. Mas nada é perfeito né? Então, uma das coisas que faz com que o implante seja um pouco “chatinho” é a necessidade de que o “parafuso” que é chamado de implante, tenha que ficar alguns meses dentro do osso, bem quietinho para que o osso do paciente o envolva e endureça. Alguns implantodontistas trabalham com a técnica de carga imediata para resolver esse problema.
Diversas técnicas já estão sendo utilizadas e outras estão sendo propostas a fim de reduzir o tempo entre a instalação do implante e a colocação da prótese que completa a reabilitação. O protocolo cirúrgico normalmente possui 2 passos cirúrgicos e um reabilitador e isso leva um tempo relativo que vai girar em torno de 3 a 6 meses. A carga imediata realiza o procedimento em um só passo e já se coloca uma prótese provisória logo após o procedimento cirúrgico. Isso poderia ser feito tanto para casos de pacientes com perdas totais ou parciais de dentes.
Quando falo de implantes, a primeira preocupação que me vem à cabeça é com relação à essa ósseo integração do implante com o osso do paciente. Na parede de sua casa, quando vai colocar um quadro, faz o buraco e logo após coloca uma bucha que vai fazer a fixação do parafuso na parede de forma segura. A ósseo integração seria mais ou menos essa bucha só que ela se forma aos poucos, com o passar dos dias,semanas, meses. Se algo ocorrer de errado e não acontecer a união do osso com o implante, o sistema vai amolecer e cair e é essa uma das principais preocupações quando penso em implantes.
Estamos no momento de explosão do implante, está na moda dentro da odontologia mas uma série de exames são necessários, uma boa avaliação, um dentista que trabalhe com seriedade e um paciente comprometido com o tratamento. A carga imediata veio para somar mas se não for bem indicada, as consequências são certas e dramáticas. O sistema só se completa com a colocação da prótese sobre o implante e não me importo se isso vai durar 3 meses ou 6 meses ou vai ser feito imediatamente após a colocação do implante, o que me importa é esse sistema durar muito tempo e não causar problemas para o paciente nem para o dentista.