Motivação

5 Dicas para lidar com os problemas

Por Redação Doutíssima 04/12/2013

Problemas todo mundo tem, o importante é saber lidar com eles. Quando vivemos momentos adversos na vida, tendemos a queixar-nos e querer deixar tudo de lado. Essa é a solução mais fácil, o mais difícil é encontrar soluções para os problemas sem fugir deles. Vamos te ajudar nesse assunto. Confira as 5 dicas que listamos para você lidar melhor com os problemas.

 

problema

 

1. Aceite que todo mundo passa por problemas na vida. Não adianta ficar se culpando ou achar que você é uma pessoa de má sorte por estar passando pela situação que seja. Todo mundo já passou ou vai passar por problemas na vida. Você pode considerar que seu problema é o pior de todos, mas sempre vamos pensar assim. Aceitar um problema, não quer dizer ficar passivo à ele, mas isso te deixará mais tranquilo para pensar em como sair dele. Mesmo em caso de tragédias ou de perda de algum ente querido, é importante pensar que são consequências da vida e que se deve construir um caminho para dar a volta por cima.

 

2. Construa um equilíbrio emocional. Imagine seus sentimentos como o seu corpo, que precisa ser exercitado para que os músculos não se atrofiem e se desenvolvam. Tente sempre trabalhar seu equilíbrio emocional, manter a razão mesmo em tempo de muita emoção. Sim, existem momentos em que explodimos emocionalmente, mas isso não pode ser um hábito. Tenha sempre sua cabeça no lugar para conseguir ver a situação como um todo e encontrar uma saída sábia para os problemas.

 

3. Apoie-se em pessoas queridas. Nada melhor do que poder contar com amigos e família para sair de um grande problema. Leve em conta que eles poderão enxergar as coisas por uma outra perspectiva e te ajudar à encontrar uma solução. Coisas que passariam desapercebidas aos seus olhos, podem ser apontadas por quem está de fora do problema. Além de tudo, você conta com o suporte emocional dessas pessoas. Muitos dessas pessoas podem já ter passado pela mesma experiência que você e serão capaz de te dar bons conselhos.

 

4. Aprenda com os problemas. Tente ver sempre um problema como afirma Nietzsche, “o que não nos mata torna-nos mais fortes“. É uma maneira de resistir às adversidades e acreditar que elas te impulsionam para uma vida mais forte e de maior resistência. Todos os próximos obstáculos da sua vida serão vistos e encarados de maneira diferente se você acreditar que as suas vitórias anteriores geraram uma força interna à mais no seu psicológico e emocional.

 

5. Inspire-se no exemplo de outras pessoas. Para ganhar um fôlego a mais, observe a vida de pessoas que passaram por problemas similares aos seus, veja o exemplo de outros que têm desafios diários para lidar com adversidades e manterem um padrão no trabalho ou em casa. Inspire-se nessas pessoas. Histórias de superação te farão atentar para o fato de que você também é capaz de vencer e com isso você se motivará a resolver seus próprios desafios.