Motivação

Presentes de Natal: como se planejar para as compras

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Tarefa que pode ser ao mesmo tempo prazerosa e difícil, a escolha dos presentes de Natal é item obrigatório na agenda de final de ano. Praticamente todo mundo presenteia alguém nessa época do ano, família, namorado, amigo secreto, por mais que seja a famosa “lembrancinha”.

 

Para facilitar um pouco esta tarefa, separamos algumas dicas e ideias que além de não pesar tanto no bolso, têm grandes chances de acertar o gosto do presenteado.

 

Como escolher presentes de Natal

 

Na hora de escolher os presentes de Natal deve-se levar em consideração a relação que se tem com o presenteado. Não se deve bajular o chefe dando um presente muito caro e elaborado, e para o namorado dar algo que não atinja sua preferência.

 

presentes de natal

Investigar o perfil do presenteado é a melhor forma de não errar. Foto: iStoc, Getty Images

 

Outras coisas que devem ser pensadas na hora de escolher o presente, é a idade, gênero, profissão e claro, os gostos da pessoa.

 

Presentes para crianças e jovens

 

Os presentes de Natal para crianças são mais previsíveis, como estão na fase em que tudo é brincadeira pode ser mais fácil de agradar. Pesquise preços em lojas de brinquedos diferentes antes de comprar na primeira, pois os preços costumam variar.

 

Crianças pequenas gostam de assistir desenhos animados ou tem preferência por algum personagem específico.

 

Caso o orçamento esteja apertado para um brinquedo, escolha acessórios com estampa do personagem ou desenho animado preferido da criança. Roupas e sapatos são uma boa opção, mas tome cuidado com tamanhos e se pode ser efetuada troca caso não sirva.

 

Presentes de natal para os jovens tornam-se mais difíceis por estarem mudando os gostos a todo momento. Jogos de videogame, livros, bolas de algum esporte que goste, são coisas que costumam agradar garotos, mas primeiro descubra se ele se interessa por isso.

 

Para as meninas deve também tentar descobrir algo que ela se interessa. Algumas opções são livros, maquiagem e acessórios. Roupas sempre são uma boa escolha, mas sem esquecer do tamanho e opção de troca caso não seja do gosto da pessoa ou não sirva.

 

Presentes de Natal para homens

 

É difícil escolher presentes de natal para homens, porque normalmente eles passam menos ainda os seus gostos através dos gestos, e na hora de decidir precisa saber quais são suas preferências. Os homens brasileiros, no geral, gostam de esportes, especialmente futebol, mas antes descubra para que time torce ou qual esporte prefere.

 

Carteiras, sapatos e relógios são itens que agradam homens, as vezes essas são opções mais caras, mas igualmente dependentes da preferência de cada um. Objetos de decoração para escritório ou bebidas também não costumam falhar, mas tome cuidado com as decorações para não dar algo que ele ja tem.

 

Presentes para mulheres

 

Agradar mulheres é tarefa difícil, com presentes de Natal não seria diferente. Para você acertar na escolha, primeiro observe os gostos da pessoa, cores que ela mais gosta de usar, caso ela goste de filmes e livros, se usa maquiagem e quais são suas preferências.

A partir disso, opte por maquiagens que não dependam muito de gosto pessoal. Rímel e blush são opções curingas, porque não dependem de uma escolha detalhada. Em relação a sombras e batons, talvez seja melhor escolher cores neutras, pois pode ser que cores vibrantes não seja do gosto da pessoa.

 

Em relação a acessórios, livros e roupas, que exigem uma escolha mais pessoal, somente ao observar as preferências é que se pode ter certeza sobre como presentear. Por isso não esqueça de perguntar se a mercadoria pode ser trocada posteriormente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!