Beleza > Cabelos

Conheça 6 hábitos que podem destruir seus cabelos

Por Redação Doutíssima 04/12/2013

Todos sabem que a descoloração e o calor são dois dos principais culpados dos cabelos danificados. A boa notícia é que alguns cuidados simples já podem fazer toda a diferença e ajudar a evitar os estragos causados aos fios. 

cabelos

Evite os banhos muito quentes. Foto: iStock, Getty Images

Hábitos ruins para os cabelos

As pessoas costumam ser conscientes de que o cabelo precisa ser tratado com cuidado, mas mesmo assim reproduzem hábitos ruins com ele. Confira quais são os seis mais comuns e comece a evitar.

  1. Banho quente

A água quente desidrata fios, leva-os a ficar secos e quebradiços e também mais propensos a cair. Além disso, o calor é capaz de danificar a raiz e potencializar a queda – sem falar nos óleos protetores que foram pelo ralo. É preciso baixar a temperatura do banho – se preferir um banho quentinho, use uma touca e lave os fios com água morna ou fria.

2. Dieta

Má alimentação força o corpo a dirigir a sua energia a funções essenciais, como coração e cérebro, ao invés do cabelo. No diagnóstico de anoréxicos, por exemplo, um dos principais sintomas é a perda intensa de cabelo. Coma uma dieta saudável, de preferência com abundância de proteínas magras como peixe, frango, lentilhas e feijão.

  1. Fronhas de algodão

O algodão suga a umidade do seu cabelo e deixa os fios secos e mais suscetíveis a danos. Uma fronha de algodão aumenta o atrito dos fios, o que pode causar a quebra. Tente mudar para seda ou cetim e evite esse problema.

  1. Pentear o cabelo molhado

Nossos fios são mais frágeis e propensos à ruptura quando saturados com água. O cabelo molhado perde elasticidade. Por isso, também é importante evitar secá-lo vigorosamente com a toalha. Escove-o antes de lavá-lo, não esfregue e retire a água com uma leve pressão. Quando estiverem úmidos, penteie primeiro o comprimento e depois a raiz.

  1. Penteados apertados

Quem usa rabo de cavalo apertado ou trança todos os dias preciso ter cuidado. Esses penteados colocam tensão excessiva sobre os folículos pilosos, danificando-os e criando cicatrizes. Isso pode levar à alopecia, condição que enfraquece permanentemente o folículo e torna impossível para o cabelo crescer novamente.

Tente usar seu cabelo solto sempre que possível. Quando amarrá-lo, tente não apertar demais. Sua saúde capilar agradece.

6. Não lave o cabelo com frequência

Agora que o shampoo a seco é essencial na maioria dos arsenais de beleza, está mais fácil do que nunca ignorar alguns dias entre as lavagens. Conveniente? Sim. Cuide também para não ser extrema, já que a sujeira também pode entupir os folículos pilosos e impedir o cabelo de crescer.

O ideal é que a lavagem aconteça a cada dois dias, especialmente se você costuma usar muitos produtos nos fios. Além disso, é interessante mudar a fórmula do shampoo e comprar um que seja livre de sulfato, para evitar o ressecamento excessivo.

E aí, anotou as dicas para manter a saúde dos seus cabelos? Compartilhe o artigo com os seus amigos.