Cabelos

Confira dicas sobre como tirar proveito do spray para cabelo

Por Redação Doutíssima 15/07/2015

Apesar de ser mais utilizado na finalização de penteados, o spray para cabelo pode ter várias outras funções no visual. Da criação de volume até ondas suaves nos fios, esse poderoso cosmético está se tornando indispensável para as mulheres.

Conforme o estudo Salon Hair Care Global Series: Market Analysis and Opportunities da Kline & Co, de 2013, os sprays fazem parte de uma das categorias mais procuradas de produtos voltados aos cuidados com o cabelo: os finalizadores.

spray para cabelo

O spray pode ser usado para dar volume e para criar ondas suaves no cabelo. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, a variação de produtos disponíveis é grande: hoje, utilizar um fixador não significa necessariamente ficar com o cabelo “duro”.

Para usufruir do spray para cabelo, basta ficar atenta às opções disponíveis, aos ingredientes presentes na composição dos finalizadores e ao propósito de cada um deles. 

Há, pelo menos, dois tipos de sprays que podem ser encontrados: os secos e os úmidos. Cada um, é claro, possibilita uma moldagem diferenciada dos fios.

Spray para cabelo: como escolher?

Para não errar na escolha do spray para cabelo, é crucial levar em consideração dois aspectos: a estrutura do cabelo e o propósito idealizado pelo uso do produto. As mulheres com madeixas secas, por exemplo, devem dar preferência ao spray úmido, pois o seco costuma contribuir ainda mais para a secura das madeixas.

Mas para quem for utilizar o produto com o intuito de fixar um penteado bem preso ou controlar o frizz, garantindo que nenhum fiozinho ficará fora do lugar, a alternativa é mesmo apostar no spray seco.

Ele, de fato, segura o look e só pode ser retirado através da lavagem com água. Em outras palavras, é garantia de que o visual vai durar o dia ou a noite toda.

Já para quem idealiza certa flexibilidade na hora de criar penteados, o spray úmido representa uma excelente opção. Ele deixa os fios apenas com um aspecto molhado e possibilita que você possa escovar e moldar as madeixas de acordo com o seu gosto. Dessa forma, é mais versátil e menos definitivo que o spray seco.

Dicas para usar spray para cabelo

Esqueça a ideia de que o spray para cabelo é um produto que só funciona em penteados presos. É bem o contrário: nos fios soltos, é ele que pode fazer toda a diferença no look. Especialmente porque o uso desse finalizador dá um toque especial à qualquer produção.

Confira abaixo, alguns truques práticos para incrementar o visual com o spray:

1. Ondas

Para criar um penteado romântico e superfeminino, o spray finalizador é um poderoso aliado. Basta dividir o cabelo em duas mechas e fazer tranças. Com cerca de 30cm de distância dos fios, aplique o produto. Após cinco minutos, solte as tranças e passe os dedos suavemente nos fios para garantir ondas leves e naturais.

 

2. Volume

Para quem tem fios lisos ou muito finos e está querendo dar um upgrade total no penteado, o spray finalizador também pode ser eficaz. E tudo através de uma dica simples: basta colocar a cabeça para baixo, aplicar um pouco do produto nos dedos e passar as mãos suavemente na raiz e couro cabeludo.

 

3. Preso

O spray para cabelo nunca sai de moda quando o assunto é segurar bem os fios. Por isso, ao fazer um coque, rabo de cavalo ou qualquer penteado que exija perfeição na fixação, não deixe de finalizar o look com o produto. Aplique uma quantidade generosa de spray e você poderá dançar a noite toda, sem prejudicar a aparência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!