Guia de Carnaval

Má alimentação e pouco descanso afetam a saúde no Carnaval

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

A folia está chegando e muita gente já prepara as fantasias e abadás, mas esquecem da própria saúde no Carnaval. Além de estar bela, bem arrumada e com o roteiro de festas pronto, também é preciso se programar para garantir água, alimentação leve e lugar para descansar e tomar um banho. Sem esses cuidados, não há foliões que aguentem quase uma semana de festa.

 

saude no carnaval

É importante cuidar da alimentação e do descanso para curtir a folia com saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Sono: um dos vilões da saúde no Carnaval

Ficar sem dormir ou descansar pouco é comum durante a folia. Mas essa atitude deveria ser abolida, pelo menos, durante vários dias seguintes. É preciso dormir. Além de promover o descanso físico, é durante o sono que funções importantes são completadas e as lembranças gravadas.

 

Além disso, é comum alteração de humor, déficit de atenção, memória, raciocínio e baixo rendimento imunológico. Isso põe em risco a saúde no Carnaval. O indicado é, no mínimo, seis horas de sono durante os dias de folia, não menos do que isso.

Desidratação deve ser evitada

A desidratação afeta diretamente a saúde no Carnaval. A combinação de sol, calor, bebida alcoólica e má alimentação contribuem para que o organismo perca água e assim entre em colapso.

 

O resultado pode ser uma internação e o fim precoce da folia. Por isso, beber água, usar roupas leves, passar protetor solar e evitar o consumo de gorduras é importantíssimo para evitar a desidratação em dias de folia.

 

Beba de dois a três litros de água ao longo do dia e, se for beber, intercale entre um copo da bebida e outro com um pouco de água. Seu corpo agradece.

Protetor solar e a saúde no Carnaval

 

Insolação não é rara durante o Carnaval. Pelo contrário, é mais comum do que se imagina. Isso acontece devido à irresponsabilidade dos foliões ao não usar protetor solar. 

Geralmente, as mulheres se preocupam com a área do rosto, pois não querem manchas na pele. Os homens passam longe do produto. Erro que pode colocar em cheque a saúde no Carnaval.

 

O correto é passar protetor solar, com, no mínimo, fator 30  de proteção no corpo e de 40 FPS no rosto. É importante repassar ao longo do dia. Ainda mais se a festa for de rua ou na praia. Todo cuidado é pouco.

Baixa imunidade aumenta chances de viroses

Ficar sem dormir, bebida alcoólica em excesso, alimentação errada e sol o dia inteiro fazem com que a imunidade baixe. O resultado é um organismo com dificuldade de se manter saudável.

 

Viroses são comuns nesse período, ainda mais que elas se propagam pelo ar e pelo compartilhamento de utensílios, meios comuns durante as festas de Carnaval. Por isso, novamente, descanse, beba água, se alimente bem e evite viroses.

Beijo na boca também pode afetar a saúde 

Você deve se pensar, o que beijar na boca tem a ver com saúde no Carnaval? Tudo. Ainda mais se você estiver com a imunidade baixa, causada por cansaço e má alimentação. Doenças como gripe, resfriado, amigdalite, faringite, mononucleose, herpes labial, tuberculose, meningite e hepatite B podem ser transmitidas durante o beijo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!