Quando falamos de atendimento dental, precisamos entender que é de fundamental importância para o paciente a escolha de um bom dentista que vai lhe acompanhar por uma boa parte de sua vida. O atendimento odontológico pode ser de forma particular ou vinculada a um plano de saúde dental. Quando o atendimento é feito pelo plano de saúde dental é preciso observar uma série de fatores para poder escolher um bom plano que vá lhe propiciar um atendimento com um bom dentista.
O plano médico no Brasil é “obrigatório” devido às péssimas condições da saúde pública e os altos preços de procedimentos particulares. Na odontologia, os pacientes tem uma cultura de atendimento particular e quando têm um plano de saúde dental é dado pela empresa que trabalha ou algum familiar que teve bons resultados com o plano.
Acredito que as duas opções são viáveis e cada pessoa pode fazer sua escolha de acordo com a sua necessidade e realidade tanto financeira quanto de necessidades clínicas. Atualmente os planos de saúde odontológicos podem ser feitos por grandes empresas ou pelas próprias clínicas odontológicas que possuem planos odontológicos próprios.
Quando se pensa em atendimento direto com a clínica de forma particular ou com planos dados pelas próprias clínicas, o paciente tem contato direto e palpável com relação aos pagamentos ou possíveis reclamações e isso facilita o dia-a-dia. As grandes empresas de planos de saúde dental tem suas estruturas físicas com um acesso mais difícil e o relacionamento se resume ao correio, telefone ou internet. Isso pode causar problemas se a empresa dificultar em algum procedimento ou pagamento.
Quando o atendimento é particular, são várias as opções de parcelamento e utilização de máquina de cartão em várias parcelas. Para os procedimentos mais caros já existe um sistema de financiamento próprio para procedimentos como colocação de implantes e próteses em porcelana ou qualquer outro procedimento mais caro. Além disso, é um sistema mais fácil de reclamar e ter seus direitos respeitados.
Seja pelo sistema particular direto ou por intermédio de um plano de saúde, você deve ir ao dentista regularmente e fazer os tratamentos de forma comprometida, é sua saúde que está em risco. Quanto maior a prevenção menor os gastos e o sofrimento com dor ou idas e vindas ao dentista. Fico feliz ao perceber que a procura e a busca pela estética dental está cada vez mais associada a uma preocupação pela saúde bucal e isso é vital.