Receitas

Confira 3 receitas de rabanadas para inovar neste Natal

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

A rabanada é uma das receitas favoritas de Natal. Ela fascina pelos sabores de ingredientes simples, que juntos transformam-se numa deliciosa combinação. Esse prato costuma ser servido na ceia natalina, mas em muitos países faz parte do café da manhã ao longo do ano.

Prato de rabanada.

É possível servir rabanadas no café da manhã de Natal ou fazê-las integrar a ceia. Foto: iStock, Getty Images

Fácil de fazer e versátil, essa reinvenção do pão não pode ficar de fora das celebrações de fim de ano.

Uma tradição do Natal

Os brasileiros gostam de fazer uma deliciosa rabanada no Natal, mas a verdade é que ela pode ser consumida em qualquer época do ano.

Ela foi trazida para cá pelos portugueses, sendo muito semelhantes às torrijas da Espanha – tipicamente consumidas durante a Semana Santa naquele país. Acredita-se que tenha surgido na França.

Há várias receitas, mas quase todas são preparadas com pão amanhecido. Ele pode ser embebido em leite ou vinho ou mergulhado em ovo. Para fritá-lo comumente usa-se óleo – embora na Espanha isso seja feito em azeite e em outros países em manteiga.

A finalização é feita com uma cobertura de açúcar e canela em pó. O resultado é um prato muito saboroso.

É possível servir rabanadas no café da manhã de Natal ou fazê-las integrar a ceia. Você pode apresentá-la com frutas e caldas como uma sobremesa ou até mesmo junto a pratos salgados em variedade à receita tradicional.

Como a rabanada tem muitas calorias, vale a pena dar uma caminhada antes de consumi-lo. Segundo um estudo da Universidade de Glasgow, Escócia, uma caminhada antes da ceia de Natal é capaz de reduzir riscos cardíacos associados à ingestão de alimentos calóricos.

Receitas de rabanada

várias versões dessa tradicional receita. Conheça três maneiras de preparar uma rabanada para agradar a família:

1.Rabanadas tradicionais

Serão necessários pão francês amanhecido, 4 xícaras de leite, 1/2 xícara de açúcar, 2 paus de canela, uma pitada de sal, 6 ovos, azeite para fritar. Para finalizar, 3/4 de xícara de açúcar e 2 colheres de sopa canela em pó.

Basta cortar o pão em rodelas e colocá-las de molho no leite com paus de canela. Bata os ovos e aqueça uma frigideira com azeite. Quando estiver quente, retire o excesso de leite das fatias de pão, mergulhando-as uma a uma nos ovos. Coloque para fritar. Depois é só passar pelo açúcar e canela em pó.

2.Rabanadas salgadas

Os ingredientes incluem pão francês amanhecido, 2 ovos, 3/4 de xícara de lei, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, lascas de queijo meia-cura, 1 pitada de noz-moscada e manteiga.

Comece pré-aquecendo o forno a 200º C. Corte o pão em fatias. Misture leite, noz moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Bata os ovos em outro refratário. Passe as fatias de pão dos dois lados pelo leite e pelos ovos.

Em uma frigideira com um pouco de manteiga, frite os dois lados e reserve. Depois, coloque os pães em uma forma, cubra com queijo e leve para assar por cerca de 10 minutos.

3.Rabanadas de chocolate

Essa delícia exige pão francês amanhecido, 1 xícara de chá de açúcar, 1 colher de canela em pó, 2 xícaras de chá de leite, 1/2 xícara de chá de chocolate em pó, 1/2 lata de leite condensado, 2 ovos batidos e azeite para fritar.

É bastante simples. Corte o pão em fatias. Misture leite, chocolate em pó e leite condensado. Bata os ovos. Passe as fatias de pão na calda de leite, nos ovos batidos e frite. Para finalizar, passe pelo açúcar e pela canela.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!