Receitas

Muito além do sal: aposte nos sabores da pipoca gourmet

Por Redação Doutíssima 22/07/2015

Mais que apenas milho estourado, a pipoca gourmet se distingue pelo aroma, sabor e até mesmo a textura após seu preparo. Para ser feita, ela não passa por um processo convencional, dependendo sempre de uma receita diferente para receber um gosto nada comum, como curry, baunilha e, até mesmo, chocolate belga.

 

No Brasil, as pipocas simplesmente amanteigadas, com sal ou caramelizadas deixaram de ser a preferência do público. Já existem espaços dedicados exclusivamente à produção de pipoca gourmet, que movimentam mais de um milhão de reais.

pipoca gourmet

As pipocas gourmet proporcionam diversidade de sabor para esse alimento simples. Foto: iStock, Getty Images

 

Pipoca gourmet resulta de experiências na cozinha

Milho de pipoca e azeite eram os únicos ingredientes necessários para completar a sessão de cinema. Além de um bom filme, as branquinhas, que parecem flocos de algodão irregulares, também caem bem no lanche da tarde, para receber os amigos ou para uma refeição pouco calórica durante o dia.

 

A versatilidade dos grãos conquistou também alguns chefs experimentais, que fizeram da pipoca uma nova delícia gourmet. A partir de então, além dos dois ingredientes básicos, entram na lista do preparo alguns condimentos como curry, fava de baunilha, mostarda, limão, pimenta, chocolates estrangeiros, queijos etc.

 

O “tempero” de sal e açúcar é usado apenas para acentuar o gosto salgado ou doce, porque a pipoca gourmet investe pesado mesmo em diversidade, desde o sabor até a cor e composição do produto. Alguns casos recebem até mesmo um pote especial, que serve de artigo decorativo depois.

 

O sucesso é tão grande que um levantamento da Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado, detectou um faturamento de mais de 260 milhões de reais na comercialização de pipocas, um aumento de 14,3% na comparação entre 2012 e 2013.

 

Uma pipoca gourmet precisa de ingredientes especiais. A calda ou cobertura é feita separadamente e garante que o produto não perca o sabor por cerca de um mês, diferente da versão tradicional, que murcha e perde o gosto em apenas 30 minutos.

 

pipoca gourmet 

Prepare sua própria pipoca gourmet em casa

1. Pipoca com fava de baunilha

 

Ingredientes:

 

– 150g de milho para pipoca

– 1 fava de baunilha

– 200g de óleo de canola

– 200g de açúcar cristal

 

Modo de preparo:

 

Corte a fava, fazendo uma abertura sem remover as sementes. Misture a fava aberta com o resto dos ingredientes em uma panela e acenda o fogo médio. Mexa sem parar até que o óleo comece a esquentar. Ponha a tampa e vá sacudindo a panela até que o milho pare de estourar.

 

2. Pipoca com curry

 

Ingredientes:

 

– 100g de milho para pipoca

– 20g de curry indiano em pó

– 60g de manteiga

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque metade da manteiga, levando ao fogo. Ponha o milho assim que a manteiga começar a derreter.

 

No forno micro-ondas, derreta a outra metade da manteiga, misturada com o curry. Assim que o milho começar a estourar, coloque a manteiga derretida com curry dentro da panela.

 

Deixe que a sua pipoca gourmet termine de estourar normalmente. Coloque sal da maneira que preferir e sirva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!