Bem-Estar > Motivação

Carnaval em Diamantina: confira as principais atrações

Por Redação Fortíssima 02/02/2016

Quando se fala em carnaval, as pessoas logo lembram de pontos tradicionais, como Salvador ou Rio de Janeiro. Acontece que localidades pequenas também oferecem muitas atrações para os foliões – principalmente as mineiras. O Carnaval em Diamantina, por exemplo, é considerado um dos dez melhores do Brasil.

A festa ocorre na cidade entre os dias 5 e 9 de fevereiro e conta com muitas atrações – além de turistas de diferentes lugares do Brasil, que prometem lotar a cidade durante o período da folia. 

Carnaval em Diamantina: um dos maiores de Minas

Está em dúvida sobre onde passar o carnaval? Pois a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, pode ser uma boa opção. A localidade mineira é uma das paradas da Estrada Real, famoso roteiro cultural brasileiro, e conhecida por suas serestas e vesperatas – apresentação de músicos em janelas e sacadas dos velhos casarões da cidade.

Durante o Carnaval em Diamantina, o ritmo é outro. Ela recebe milhares de foliões vindos de todos os cantos. São 24 horas de festa diária. Durante o dia, tudo fica a cargo dos blocos que animam as ruas da cidade, tombadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A apresentação conta com mais de dez blocos tradicionais, alguns deles com mais de 80 anos de história, que percorrem o circuito no Centro Histórico da cidade. Já à noite, é hora das famosas batucadas, que se apresentam na Praça do Mercado Velho.

Para participar dessa festa, não precisa pagar nada, mas a organização do evento oferece uma área VIP, localizada em frente ao palco principal. Entre as comodidades estão a bebida liberada, banheiros e segurança. Há ainda o camarote premium, localizado em um prédio histórico do Mercado Velho, ao lado do palco principal.

Segundo uma pesquisa da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio (Sectur) de Diamantina, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a idade média dos foliões em 2015 variou entre 19 e 26 anos.

carnaval-em-diamantina-doutissima-instagram

As ruas históricas ficam lotadas de foliões. Foto: Instagram, Reprodução

Programação para o Carnaval 2016

Para quem deseja curtir o Carnaval em Diamantina, é preciso se preparar para aguentar a folia. Entre os desfiles de blocos se destacam os tradicionais Sapo Seco, fundado no início do século passado, além do Xica da Silva, Me Ampara Senão Eu Caio e o infantil Rato Seco.

Quando chega o final da tarde, a concentração começa a se formar na Praça do Mercado Velho, nas ruas do Centro Histórico e no Largo Dom João. Nesses lugares, a festa vai até o sol raiar, ao som das bandas diamantinenses Bat-Caverna e Bartucada, que em seu repertório possuem samba enredo e de raiz, pop rock nacional e internacional, axé e muito mais.

O Bat-Caverna é um grupo de samba que surgiu em 1985 – época em que os integrantes eram adolescentes e não podiam beber ou ficar na rua até tarde. Então eles elegeram um pequeno bar como local de encontro, que foi apelidado com o nome que hoje representa o grupo, atualmente com mais 150 integrantes.

O grupo Bartucada nasceu no carnaval de 1972, quando membros de tradicionais famílias de Diamantina se reuniam nas tardes de Carnaval no Largo da Quitanda, com muito samba e batucada. Hoje, conta com cerca de 250 integrantes.

Além das atrações tradicionais, ainda estão programadas outras bandas nacionais para divertir o público. Entre as apresentações musicais merecem destaque os grupos Obaoba Samba House, Molejo, Tianastácia e João Lucas & Diogo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!