Relacionamento

Como lidar com uma amizade unilateral

Por Redação Doutíssima 21/12/2013

tumblr_lz70pwrvTA1qjziuuo1_500

Os amigos de verdade sempre estão do seu lado quando você precisa deles.

As amizades podem ficar em jogo quando um amigo começa a fazer mais do que o outro. Amigos com os quais você sempre tem que iniciar o contato e que nunca têm tempo para sair são difíceis de manter. Você pode achar que está fazendo um esforço excessivo para obter muito pouco em contrapartida. As amizades unilaterais nos fazem querer saber o que aconteceu com os amigos que costumavam estar sempre disponíveis. Você pode tomar medidas para lidar com as amizades unilaterais, inclusive dizendo ao seu amigo como você se sente, escolhendo os seus horários comuns e, na pior das hipóteses, abandonando a amizade.

 

Como resolver o problema da amizade unilateral

○      1 Diga ao seu amigo como você se sente sobre ele nunca mais ter ligado ou saído com você. Não use um tom agressivo ou de confrontação. Permita que o seu amigo saiba que você realmente se importa com ele, e que deseja que a amizade continue. Se ele realmente valoriza a sua amizade, vai levar suas palavras em conta e fazer o que estiver ao seu alcance para equilibrá-la novamente.

○      2 Trabalhe com o seu amigo para chegar a soluções para o seu relacionamento unilateral. Pode haver razões pelas quais ele não ligou mais para você há um bom tempo. Talvez seu filho acabou de nascer ou ele se casou. Ele talvez não esteja tentando evitá-lo, mas simplesmente há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Ofereça uma solução de consenso, como o dois se encontrarem um determinado número de vezes por semana ou mês. Trabalhe as agendas de cada um para maximizar o seu tempo juntos. Elabore uma agenda para manter o controle de quando vocês dois vão sair.

○      3 Desista dessa amizade se tudo o mais falhar. Embora seja difícil fazer isso, algumas vezes os amigos se afastam tanto que não são mais compatíveis. Eles desenvolvem suas próprias vidas, e cabe a eles decidir se você faz parte delas ou não. Corte todas as formas de contato e siga em frente. Faça isso apenas em último caso, se o seu amigo não parecer mais interessado em estar com você.

 

Esperamos que você aproveite essas dicas. Deixe um comentário para nos dizer se elas te ajudaram. Ficaremos felizes! =)