Clínica Geral

5 dicas para preservar a qualidade da sua voz

Por Redação Doutíssima 24/12/2013

A voz é o nosso principal meio de comunicação, e na maioria das vezes não tomamos os devidos cuidados para que ela esteja sempre saudável. Cuidar da voz é mais fácil do que imaginamos, basta adquirirmos pequenos e simples hábitos que fazem toda a diferença – especialmente para aqueles que usam a voz como instrumento de trabalho, como por exemplo, cantores, locutores, telefonistas e vendedores.

 

cuidados-com-a-voz

 

Aprenda quais de como manter sua saúde vocal sempre em dia adquirindo essas pequenas práticas:

 

1) Hidratate-se

Manter-se sempre hidratado é um dos segredos para manter a voz saudável. O corpo humano, quando hidratado adequadamente, permite que as cordas vocais tenham muito mais flexibilidade e vibração, evitando também a boca seca e a rouquidão. Mantenha sempre com você um copo d’água (na temperatura ambiente) enquanto estiver falando, e ingira-a em pequenos goles. Para garantir uma hidratação satisfatória para seu corpo e suas cordas vocais, o recomendado é beber entre 7 e 8 copos por dia. Uma boa dica para saber se o seu corpo está hidratado é prestar atenção na cor da sua urina – quanto mais escura ela estiver, menos hidratado o seu corpo está.

 

2) Evite bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas e voz nunca foram boas amigas, e é por este motivo que muitos cantores de rock, depois de anos consumindo álcool em excesso, acabam modificando completamente suas vozes. A bebida alcoólica diminui a sensibilidade do corpo e irrita a mucosa vocal, logo, não nos damos conta de que estamos forçando demais a voz e acabamos por machucar nossas pregas vocais. As bebidas destiladas são ainda mais nocivas à voz do que as bebidas fermentadas.

 

3) Ar condicionado, um vilão

O ar condicionado pode ser um grande inimigo das cordas vocais, pois ele muda a temperatura e umidade do ambiente, ressecando as mucosas e modificando a maneira com que as pregas vocais vibram. A melhor opção é evitar ambientes climatizados, mas se isso não for possível, procure manter um um copo d’água sempre perto de você. Ingira bastante líquidos para que seu corpo fique ressecado.

 

4) Fuja da cafeína, refrigerantes e frituras

Quando consumidos excessivamente, algumas bebidas e alimentos também podem ser nocivos às cordas vocais. Café, refrigerantes, frituras, comidas muito apimentadas ou gordurosas são grandes vilões do organismo pois causam refluxo no estômago. Fuja destes vilões, principalmente se você tiver algum tipo de problema gástrico (como azia ou dificuldades de digestão). A “queimação”, além de prejudicial para o sistema digestivo, também pode irritar e afetar as cordas vocais.

 

5) Evite ambientes barulhentos

Tente não falar em ambientes onde haja ruídos muito fortes, pois você será obrigado a forçar a voz e gritar, sem nem mesmo se dar conta. O grito é uma agressão às cordas vocais e laringe. Ele cria um tipo de colisão entre as pregas vocais, e esta colisão, quando em excesso, pode ser causar graves danos à voz. Cuide bem de sua voz e grite apenas em momentos especiais, como num show, comemoração ou numa situação de perigo!