Guia dos Dentes

Conheça melhor a porcelana utilizada nas prótese

Por Redação Doutíssima 26/12/2013

por-5

“A palavra cerâmica é originada do termo grego Keramos que significa “matéria queimada”. O termo porcelana designa um tipo específico de cerâmica, branca e translúcida, mais fina, preparada principalmente com o caulim, podendo ou não ser vitrificada.

O homem primitivo, vivendo há 400.000 anos, tomou conhecimento das propriedades plásticas do barro e da argila, e descobriu, que as formas moldadas por ele se tornavam rígidas quando assadas no fogo. Com o passar dos anos, três tipos básicos de materiais cerâmicos foram desenvolvidos: o barro queimado a baixas temperaturas, que se mostrava relativamente poroso; o pó de pedra que apareceu na China aproximadamente 100 anos a.C., era queimado a uma temperatura superior à do barro e resultou em um material mais resistente e com impermeabilidade à água e o terceiro foi a porcelana, obtido pela fusão da argila branca do sudoeste da China com a pedra de javre, que produziu um pó branco e translúcido. Esse pó quando queimado, produziu um material com resistência superior aos anteriores e a partir de então, vasos translúcidos com paredes muito finas começaram a ser produzidos.

por-4

O homem primitivo, vivendo há 400.000 anos, tomou conhecimento das propriedades plásticas do barro e da argila, e descobriu, que as formas moldadas por ele se tornavam rígidas quando assadas no fogo. Com o passar dos anos, três tipos básicos de materiais cerâmicos foram desenvolvidos: o barro queimado a baixas temperaturas, que se mostrava relativamente poroso; o pó de pedra que
apareceu na China aproximadamente 100 anos a.C., era queimado a uma temperatura superior à do barro e resultou em um material mais resistente e com impermeabilidade à água e o terceiro foi a porcelana, obtido pela fusão da argila branca do sudoeste da China com a pedra de javre, que produziu um pó branco e translúcido. Esse pó quando queimado, produziu um material com resistência
superior aos anteriores e a partir de então, vasos translúcidos com paredes muito finas começaram a ser produzidos.

por-2

A associação de estruturas metálicas a porcelanas odontológicas continua sendo a escolha mais freqüente quando o cirurgião dentista procura aliar alta confiabilidade a um resultado estético satisfatório. Além de oferecer um custo relativamente baixo em relação aos outros sistemas, o desenvolvimento de novas ligas metálicas e novos materiais cerâmicos melhoraram de forma sensível tanto a biocompatibilidade como o resultado estético final dessas próteses.”

por-3

Achei vários artigos científicos muito úteis no entendimento das estruturas usadas nas próteses. Um trabalho apresentado na conclusão do curso da ETEC explica de forma bem completa os detalhes necessários para o entendimento da utilização da prótese em porcelana bem como de onde surgiu sua utilização e foi utilizado para podermos falar de forma mais científica sobre o assunto.