Se tem uma dor que faz qualquer um chamar aquele palavrão é a dor de quando mordemos a língua, o lábio ou mesmo as bochechas. Quem nunca mordeu com toda força a língua quando estava comendo ou mastigando um chiclete ou quem estava falando de forma empolgada quando de repente quase arrancou um pedaço do lábio. Para esses momentos você precisa saber o que fazer e minimizar a dor ou o problema que pode ser causado pela mordida. Então se você mordeu a língua ou qualquer parte da boca, por acidente, vou lhe ensinar tudo que precisa para poder passar da melhor forma possível por esse problema.
O que você precisa fazer para minimizar a dor e os problemas que podem ser causados?
– Assim que morder a língua ou as bochechas ou mesmo o lábio, o mais importante é pensar em algo gelado. Seja beber água gelada ou colocar uma pedra de gelo em cima, um sorvete ou mesmo colocar uma garrafa que esteja gelada sobre o local. Os efeitos do “gelado” são bem confortáveis no que diz respeito à dor e minimizam as consequências.
– Medicamentos específicos para machucados ou ferimentos na boca são comumente usados. Pacientes que possuem medicamentos como pomadas para tratamento de aftas podem ser utilizadas para tratar a dor e o sintoma. Existem pomadas analgésicas que são muito recomendadas mas difíceis de comprar e você precisa conversar com seu dentista que vai lhe ajudar.
– Alguns pacientes colocaram um pouco de pasta dental e dizem que o resultado com relação a redução da dor são significativos. Outros comentam sobre a colocação de um pouco de mel sobre o local ou mesmo de manteiga. Cada um tem sua experiência em relação à odontologia natural, cabe a você decidir se ela lhe ajuda ou não.
São várias as síndromes ou doenças sistêmicas que tem dentro de seus sintomas o fato de o paciente morder a língua e esses conselhos podem ser utilizados para esses pacientes também. Mesmo dentro de problemas psicológicos você pode encontrar casos de pacientes que se mutilam de forma involuntária e sofrem bastante com essas feridas causadas pela mordida de estruturas bucais.
Espero que tenha ajudado com essas dicas, seja para os casos mais simples que acontecem de forma mais rara ou para os casos de pacientes que sofrem comumente com o problema. Tenha sempre um dentista por perto que você confie e faça consultas regulares para prevenir problemas graves.