Clínica Geral

Como acabar com a tosse seca

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

tosse cha

A temperatura abaixou e você já esta com aquela caixa de lenços na mão tentando amenizar o incômodo causado pelo “cof-cof”? Quem nunca passou por alguma situação constrangedora ou então deixou de dormir durante vários dias por causa de uma crise de tosse? Todos nós sabemos que é sempre muito desagradável começar uma crise e ter a sensação de que ela não vai acabar mais, por isso, nós temos algumas dicas para te ajudar a mandar a tosse seca para bem longe.

A tosse é um mecanismo de defesa que o corpo usa para limpar as vias respiratórias. Ela é causada tanto por reações alérgicas ao pólen, poeira, assim como por mudanças climáticas.
Existem várias formas de se livrar da tosse seca, uma delas é o famoso gargarejo com água e sal, muito utilizado; ele limpa a garganta de maneira eficaz, pois o sal é bactericida, o que ajuda a combater os micro-organismos que provocam a tosse.

Outras maneiras de tratar a tosse:

Ingerir alimentos ricos em vitamina C, por exemplo frutas como laranja e acerola que possuem uma alta quantidade desta vitamina.

Uso de xaropes e pastilhas contra a tosse, pois eles ajudam a aliviar o “cof-cof” que incomoda tanto.

– Um outro remédio caseiro utilizado para o tratamento da tosse seca é o vapor de água com eucalipto e mel. Para obter este vapor, você deve ferver as folhas de eucalipto junto com o mel e depois respirar o vapor durante alguns minutos. Faça isso três vezes ao dia até conseguir se sentir melhor.

cha

Chá de gengibre – Muito eficiente para curar a tosse assim como diminuir a coriza. Para fazer o seu chá de gengibre basta ferver uma quantidade de gengibre em água e tomar a a mistura por pelo menos três vezes ao dia.

Alho e cebola – Estas são duas hortaliças que ajudam bastante no combate à tosse; além de serem fáceis de ser encontradas. Para preparar o seu chá com alho ou cebola basta seguir as instruções abaixo:

Alho – Basta amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante algumas horas, em seguida, é só acrescentar um pouco de água e algumas gotas de própolis à mistura. Tome 3 xícaras ao dia.

Cebola – Para fazer este chá, você vai precisar de uma cebola bem amassada, em seguida adicionar água e suco de limão. Tome 2 xícaras ao dia.

Alguns conselhos

– Beba bastante líquido durante o dia e evite bebidas geladas.

– Se você já tiver tomado remédios e mesmo assim a tosse persistir, procure um médico

– Quando sair de casa, vista roupas quantas e proteja-se contra o frio.