Clínica Geral

Filtro de barro: entenda como funciona e saiba se é eficaz

Por Redação Doutíssima 29/08/2015

Sucesso nas décadas de 70 e 80, o filtro de barro está de volta. Pesquisas indicam que ele pode ser a melhor forma de filtrar água, sendo ainda uma ótima forma de economia. O método vem sendo usado por várias organizações para purificar a água bebida em regiões remotas do planeta e nas quais a contaminação é problema de saúde pública.

 

Filtro de barro: água pura e fresca

O filtro de barro já foi a principal fonte de água pura e fresca de grande parte das casas brasileiras. Com o tempo, foi substituído por opções mais modernas ou práticas, como filtros elétricos e água engarrafada.

filtro de barro doutíssima istock getty images

Eficiência do filtro de barro garante água pura e fresca para consumo. Foto: iStock, Getty Images

Acontece que em razão da preocupação ambiental essas opções estão perdendo espaço no mercado. O plástico é um problema, e cerca de 1,5 milhões de toneladas desse material é usado apenas para garrafas de água, conforme a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). A maioria delas acaba em aterros sanitários.

 

Com isso, alternativas antigas estão retornando como uma aposta amiga da natureza, além de mais econômica e eficiente. Estudos publicados no livro The Drinks Water Book, escrito pelo americano Colin Ingram, revelam que filtros de barro podem ser até 95% mais eficientes do que outros métodos.

 

Segundo a publicação, é possível ver grandes diferenças na retenção de pesticidas, cloro ferro, chumbo e alumínio, além de Criptosporidiose, parasita capaz de causar sérias infecções. A eficiência está ligada ao tipo de filtragem, que usa a gravidade.

A água é colocada em um compartimento superior, passa pelo filtro e sai pela parte de baixo. Com baixa pressão, o processo é lento e assim garante maior poder de filtragem. 

 

Geralmente, os filtros cerâmicos são pequenos e leves. Além disso, possuem um revestimento de prata coloidal, que garante desinfecção da água.

 

Utilizá-lo é uma excelente forma de proteção da saúde em razão de sua eficiência na filtragem e de economia porque dispensa o uso de água engarrafada. A natureza também agradece. Muitos filtros usam eletricidade para funcionar, o que prejudica o meio ambiente, e aderindo aos filtros de cerâmica você evita o desperdício de energia elétrica.

 

Se você se preocupa em ter água sempre fresquinha, saiba que dentro do filtro de barro o liquido pode se manter até 5º C abaixo da temperatura ambiente. Além disso, os filtros feitos de barro são charmosos e podem dar um toque a mais na sua cozinha.

 

Cuidados com o filtro de barro

Apesar de ser um método eficaz de filtrar água, é preciso ter cuidado com ele, principalmente porque o barro é um material frágil. Para manter a água sempre pura é preciso ter atenção à limpeza externa e das paredes internas, que devem ser limpas semanalmente com pano úmido.

 

A higienização da vela que filtra a água deve ser feita em água corrente e esponja – ela deve ser substituída a cada seis meses. Além disso, evite usar produtos químicos e procure deixar o filtro em um local arejado e longe do sol.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!