Clínica Geral

Calcanhar de maracujá: conheça as causas, sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Calcanhar de maracujá: o que é?

 

Essa grave doença se chama Míase, mas é popularmente conhecida como “calcanhar de maracujá”. Esse nome é devido ao estado de profunda degradação do calcanhar acometido por esse problema. A Míase é proveniente das larvas da mosca “varejeira” que se alocam na área do calcanhar e lá consomem tecidos externos e internos do pé, deixando um rastro esbranquiçado, muito semelhante ao de sementes de maracujá, daí o nome popular da doença.

 

calcanhar2

A míase é conhecida popularmente como “calcanhar de maracujá”

 

Calcanhar de maracujá: como acontece?

 

O calcanhar de maracujá é causado pela entrada da larva da mosca varejeira na pele do infectado, por cavidades como boca e nariz, mas também pelos olhos. Outra possibilidade de infecção é quando a mosca pousa sobre uma ferida aberta e deposita seus ovos que, rapidamente, se transformaram em larvas. Como vimos acima ela é cientificamente denominada de Miíase e também popularmente como bicheira.

 

 

O calcanhar de maracujá pode ser classificado como primário ou secundário. Na primeira fase, a larva se aloca na pele e lá se desenvolve, o que é comumente denominado de “berne”. Porém, a segunda fase é justamente a mais grave, na qual a larva se instala e lá se desenvolve, porém necrosando os tecidos em seu entorno.

 

calcanhar

Coceira e dor, como se fosse fisgada, são os principais sintomas da Míase.

 

Sintomas do calcanhar de maracujá?

 

Além da visível mudança do aspecto físico do calcanhar da pessoa infectada, pode-se sentir uma forte coceira no local da infecção e dores cíclicas como pequenas fisgadas no interior da pele. Normalmente, o local infectado fica avermelhado e levemente inchado, e um pequeno orifício no meio pode ser visível, se trata da forma utilizada pela larva para obtenção de oxigênio. O calcanhar de maracujá também pode afetar animais do nosso meio doméstico urbano, com cães e gatos. A doença é comum em bichos do meio rural, como em porcos e vacas. 

 

 

calcanhar4

A aromaterapia é um tratamento alternativo para curar a Míase.

 

Como tratar o calcanhar de maracujá?

 

O tratamento mais comum é feito através da retirada das larvas da região infectada com auxílio de lupa e pinça. Além disso, o médico prescreve antibióticos, como a Invermectina, e pomadas apropriadas para a execução de parasitas. Para tratar à moda antiga o calcanhar de maracujá, algumas pessoas colocam um pedaço de bacon sobre a área infectada para que a larva saia atraída pelo cheiro. Outro tratamento alternativo é a aromaterapia, com óleos essenciais de citronela ou limão aplicados na área infectada.

 

 

Assista ao vídeo abaixo e saiba como cuidar da saúde dos seus pés:

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!