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Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

Dando continuidade à série do Doutíssima sobre a gravidez semana a semana, hoje contaremos mais sobre a segunda semana de gestação.  

segunda semana de gestação

Ainda não dá pra perceber visivelmente. A barriguinha não começa a aparecer ainda, afinal ainda é apenas a segunda semana de gestação. Mas é geralmente na segunda semana de gestação que os exames para detectar a gravidez começam a ter uma margem de erro menor e oferecer maior segurança dos resultados. Os exames de sangue podem detectar com precisão a gravidez no final da segunda semana, sendo 2 semanas após a ovulação ou mesmo dias antes de você notar o atraso da menstruação.

 A segunda semana de gestação.

Biologicamente, à partir da segunda semana de gestação, se desenvolve o que chamamos de embrião, que tem basicamente uma cabeça, um tronco e uma cauda encaracolada. As primeiras semanas são muito importantes porque, embora ainda seja apenas um embrião ele começa a desenvolver as bases do que serão os seus órgãos, o sistema nervoso e suas características.

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Na segunda semana de gestação, surgem duas cavidades oculares e as orelhas e os olhos do bebê aparecem em estágio de formação inicial. Além disso, vão surgindo os espaços para o desenvolvimento dos ossos, músculos, rins, pulmões, intestinos e sistema digestivo. Igualmente começa o desenvolvimento do tubo neural (um tubo sem pele nem ossos, que será o cérebro do bebê), a medula, a espinha e o sistema nervoso.

A placenta é o órgão que vai nutrir o bebê nos próximos nove meses, ela também começa a se formar. O volume de sangue no corpo da mulher aumenta em 50%, para atender a demanda de oxigênio do feto crescendo em seu interior.

 

Os cuidados da futura mãe

Você já tem como descobrir com segurança a gravidez na segunda semana de gestação, por isso, assim que tiver a notícia já procure se cuidar, além de marcar uma consulta com seu médico.

É importante garantir desde o princípio uma gravidez tranquila e saudável, para você e para o bebê. Por isso, não associe a gravidez com preguiça, doença ou extremos cuidados que te impedem de se mexer. Adote uma rotina de vida saudável. Se você já tem o costume de se exercitar, isso é ótimo, não precisa parar. Se você é sedentária, busque uma atividade física que te dê prazer. Em alguns casos, o médico poderá te indicar ou contra-indicar certos exercícios físicos (você também perceberá que algumas atividades físicas serão mais complicadas de fazer com a barrigona), mas, em geral, nada te impede de fazer exercícios. Yoga, natação, caminhadas ou hidroginástica são exercícios indicados às grávidas em todo o estágio da gravidez.

Cuide da sua alimentação. Quando visitar o médico, já peça recomendação de suplementos e dicas de alimentação. Não espere a barriga crescer para você começar a cuidar do seu filhote. Contudo, não confunda “alimentação saudável” com “dieta do alface”. A futura mãe precisa se alimentar de tudo, não deve cortar nenhum alimento do cardápio, apenas evite gorduras e açúcar em excesso e procure fazer refeições variadas e sempre muito coloridas, com diversos legumes e frutas.

Procure desde essa segunda semana de gravidez manter-se afastado de eventos ou situações estressantes. Procure sempre estar de bom humor e fazer coisas que te deixem feliz. A qualidade de vida é fundamental para ter uma gestação tranquila.

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