Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

quarta semana de gestação

Chegamos à quarta semana de gestação. Se você ainda não descobriu a gravidez, essa deve ser a semana na qual ocorre a comum preocupação com o atraso da menstruação. Logo começa a ficar perceptível a chegada de alguns sintomas do início da gestação. A mulher começa a sentir muito cansaço, ter mudanças repentinas de humor, tem a necessidade de fazer xixi muito mais frequente e seus seios ficam doloridos.

A quarta semana de gestação é um divisor de águas na gravidez, pois para a maioria das mulheres, não existe gravidez até que a menstruação atrase ou comecem os enjoos. E eles chegam. Na quarta semana a mulher já pode sentir enjoo, ter vômitos, ficar sensível à cheiros e gostos. É então o momento em que se começa a suspeitar da gravidez caso isso ainda não tenha acontecido. Seja pelos sintomas já citados, pelas mudanças que o corpo começa a apresentar ou pelo atraso da menstruação (que é o indicador mais evidente), a mulher se dá conta da gravidez.

 

 A quarta semana de gestação

Na quarta semana de gestação, ocorre uma revolução no interior da mulher. O bebê está começando a se desenvolver em diversos sentidos. No final dessa semana já é possível ver o saco gestacional através de uma ultra-sonografia transvaginal. O bebê ainda é um zigoto neste momento, mas nessa semana ocorre a formação do vilo corial, que formará o cordão umbilical que liga o bebê à mãe.

O zigoto mede um pouco mais de 1mm, e ele começa a se dividir em três tecidos diferentes: ectoderma (que futuramente será a pele, os cabelos, os olhos, o esmalte dos dentes do bebê); mesoderma (que se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e nos vasos sanguíneos do bebê) e endoderma (responsável pela formação dos pulmões, do fígado, do sistema digestivo e do pâncreas). Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural, o futuro sistema nervoso do bebê.

A formação da placenta que começa na terceira semana ainda segue em pleno vapor durante a quarta semana de estação. Uma vez pronta, a placenta dará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). A ligação entre o embrião e a placenta se dá pelo cordão umbilical, fazendo trocas com o sangue materno.

Calma, ainda não dá pra perceber a barriguinha. Ela costuma a ficar mais saliente à partir da 12ª semana ou um pouco antes nas mulheres muito magras.

 

Saiba mais

Gravidez semana a semana

Primeira semana

Segunda semana

Terceira semana

Quinta semana

Sexta semana

Sétima semana