Guia dos Dentes

Dor de dente na gravidez: um perigo que precisa de prevenção

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

gravidez-1

Se tem um paciente que quando entra na clínica me demanda uma série de cuidados são as grávidas. Um ser feminino e delicado que naquele momento carrega, dentro de si, um espirito novo, cheio de luz e de fraquezas mas que precisa de um meio ambiente propício para poder crescer, se desenvolver e ter a saúde necessária para vir ao mundo e viver ao nosso lado. Essas futuras mamães precisam de cuidados especiais quando vão ao dentista e, principalmente no caso delas, a prevenção é o melhor tratamento. Dor de dente na gravidez pode ser um problema e precisa ser evitado ao máximo.

gravidez-2

A gravidez, quando corre normalmente e sem complicações, já é um momento complicado para a mulher que precisa seguir uma série de regras, exames e desconfortos. Se todas essas alterações vierem juntamente com uma dor de dente, o caso pode se complicar. Minha intenção com essa conversa é fazer as mulheres entenderem a importância de terem os dentes bem tratados quando estão pensando em engravidar, deixando todo o tratamento completo antes de engravidar e poder ter uma gravidez sem dor de dente mas entendo que em muitos casos isso não é possível então vou dar alguns conselhos para as grávidas que precisam ir ao dentista:

gravidez-4

– Em minhas pacientes, evito ao máximo procedimentos mais complexos que precisem de uso de R-X ou de anestésico; procuro realizar restaurações mais superficiais, limpezas e controles de inflamações gengivais e por chatice minha, evito ao máximo procedimentos estéticos como clareamento a laser.

– Se o caso é de urgência e a paciente é obrigada a arrancar um dente ou fazer um tratamento de canal imediato, é preciso informar ao dentista sobre a gravidez, o telefone da médica que acompanha o pré-natal e possíveis alergias ou intolerâncias a medicamentos.

– Se for necessário radiografar, um total controle dos protetores de chumbo.

– Tenha maiores cuidados nos 3 primeiros meses de gestação ou no último.

– Se sentir uma dor de dente e estiver durante a gestação, procure em primeiro lugar: seu dentista ou sua ginecologista e utilize somente os medicamentos prescritos por um deles. Alguns analgésicos são bem utilizados na gestação e podem salvar você na hora da dor.

gravidez-3

Um protocolo pouco usado pela maioria das clínicas ou médicos que acompanham o pré-natal é com relação ao encaminhamento para o dentista. O pré-natal odontológico é muito importante e ajuda muitas gestantes a evitarem problemas bucais mais graves durante a gravidez.

Em casos de urgência, procure dentistas acostumados com o atendimento a gestantes e cobre do dentista os cuidados que conversamos acima.

gravidez-5

Evite ao máximo procedimentos odontológicos complexos ao longo da gestação, cuide de seus dentes de forma preventiva e tenha a tranquilidade de nunca ter uma dor de dente.