Guia dos Dentes

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Por Redação Doutíssima 28/01/2014

  manchass-3

Hoje, mais cedo, comecei o assunto falando um pouco sobre os antibióticos e o fato de eles causarem ou não manchas nos dentes. Logo depois, falamos sobre as manchas extrínsecas, que são causadas por elementos que vem de fora do organismo do paciente e agora vamos fechar o assunto com as manchas intrínsecas. Preciso que você saiba reconhecer as alterações em seus dentes e somente com isso, poder identificar o mais rápido possível que há algo de errado e procurar um dentista para resolver o problema. Se o seu dente possuí manchas intrínsecas, saiba o que fazer.

manchass-4

Para entendermos o significado de manchas intrínsecas, precisamos entender que são várias as situações que acontecem no organismo e podem fazer com que o dente mude de cor e nesses casos, chamamos essas manchas de intrínsecas.

Os grandes causadores das manchas intrínsecas são conhecidos e difíceis de evitar:

– Substâncias usadas no tratamento de canal. Por esse motivo que vários dentes ficam com uma aparência bem anti estética quando após um tempo do tratamento de canal.

– Ação de pigmentos da decomposição do sangue. Isso pode acontecer em casos de trauma que causa o derramamento de sangue dentro do dente. 

– Icterícia. Em poucos casos que um bebê apresente a icterícia de forma mais grave em períodos específicos, a coloração dos dentes de leite irá ser bem diferente quando os dentes começarem a nascer, podendo ir de azulados ao marrom. 

– A porfiria congênita é muito rara e dentre vários problemas, apresenta os dentes da criança com uma cor muito específica e diferente que fica entre tons de violeta e marrom.

– Crianças com fibrose cística vão apresentar alteração na cor do dente para o castanho escuro.

Mais uma vez podemos perceber alterações muito diferente, que agem das mais variadas maneiras mas que possuem uma consequência em comum: o manchamento dentário de forma intrínseca. São problemas que normalmente pegam o paciente de surpresa e que podem deixar a estética muito prejudicada.

manchass-2

Os tratamentos para esses dentes são dos mais variados, como:

– Clareamento dental profissional que pode também ser feito dentro do canal do dentes.

– Recobrimento dental em porcelana, dos mais variados.

– Recobrimento dental com a resina composta em forma de restauração da coroa dentária, com ou sem desgaste dental.

– Coroas ou fixas em porcelana em casos de grandes destruições e comprometimentos do esmalte do dente.

manchass-1

Tratar as manchas nos dentes se tornou muito fácil para o dentista, principalmente os que trabalham com a dentística restauradora. Procure um dentista e faça seu sorriso voltar a ser belo.