Guia dos Dentes

Restrições do clareamento dental são principalmente alimentares

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

Ao realizar o tratamento para branqueamento dos dentes, é preciso estar atento às restrições do clareamento dental. O tempo de duração dos efeitos da técnica vai depender basicamente da sua alimentação. Para prolongar os resultados do tratamento, é indicado seguir as recomendações do especialista.

Restrições do clareamento nos alimentos

Ao analisarmos as restrições do clareamento dental, sabe-se que, quanto menos alimentos escuros e com corantes estiverem no seu cardápio, maior será o tempo de duração do clareamento.

Bebidas escuras, como o café, devem ser totalmente evitadas após o clareamento. Foto: Shutterstock

Bebidas escuras, como o café, devem ser totalmente evitadas após o clareamento. Foto: Shutterstock

Estas restrições do clareamento dental foram confirmadas por uma pesquisa aleatória, que incluiu com pacientes que fizeram clareamento. Conforme o estudo, após a conclusão do procedimento, os pacientes foram liberados para seguirem suas vidas normais com relação ao consumo de alimentos.

Passados cinco anos, foi realizada comparação da cor dos dentes quando do término do clareamento, com a cor atual. Chegou-se à conclusão de que, em média, houve 20% de perda da cor dos dentes. Por isso, recomenda-se seguir o tratamento de acordo com as restrições do clareamento dental.

Bebidas fortes são restrições do clareamento dental

Dentre as restrições do clareamento dental, tenha cuidado com as bebidas de cores fortes. Um exemplo disso é o café, o qual, com o tempo, pode deixar os dentes manchados, assim como os chás, refrigerantes e até mesmo o vinho.

Ao ingerir bebidas que possam causar manchas, faça isso em uma ou duas refeições, em vez de bebericá-las o dia inteiro. E não se esqueça de escovar os dentes depois de consumí-las.

Driblando as restrições do clareamento dental

Bebidas escuras são um dos maiores inimigos do clareamento dental. Para driblar os riscos de estragar seu clareamento, prefira usar um canudinho ao beber chá gelado, refrigerante ou suco de frutas, pois isso reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham.

Esta é uma das restrições do clareamento dental que mais costuma ser quebrada, conforme especialistas. Nunca é demais reforçar: se as bebidas escuras são um problema para quem faz um clareamento dental, evite-se para prolongar os efeitos do procedimento.

Atenção às restrições do clareamento dental

Depois de fazer um clareamento dental a laser ou caseiro, existem alguns cuidados e algumas restrições do clareamento dental que devem ser seguidos para prolongar os efeitos do branqueamento.

Para evitar que seus dentes escureçam mais do que o natural com o passar dos anos, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira a seguir:

1. Antes de qualquer coisa, escove sempre seus dentes após as refeições. Não precisa usar de muita força, além disso, evite usar escova de cerdas duras, as quais poderão criar ranhuras no esmalte e prejudicar a raiz dos dentes;

2. Não se esqueça de fazer uso do fio dental. Repare como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos. Isso porque a camada fina de bactérias contém restos de alimentos que se acumulam entre os dentes e na gengiva, atraindo as manchas;

3. Pare de fumar. Esta é umas das principais restrições do clareamento dental após o procedimento. Parar de fumar fará com que você fique mais saudável e vai deixá-lo com um sorriso mais atraente;

4. Use os cremes dentais antimanchas com a devida cautela. Devido à maior abrasividade deles em relação aos comuns, os dentistas recomendam que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana;

5. Consulte sempre um dentista antes de experimentar produtos para clareamento dental.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema

Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Dúvida do leitor: antibiótico estraga os dentes?