Clínica Geral

O que é escoliose? Sintomas, causa e tratamento

Por Redação Doutíssima 08/02/2014

escolioseA escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral. A coluna vertebral se curva para um lado do corpo, comprimindo o tórax do lado em questão. As costelas desse mesmo lado também acabam ficando mais próximas, enquanto as do outro lado são mais distantes. A escoliose causa também uma rotação da coluna vertebral, pois as vértebras individuais giram em torno do eixo longitudinal da coluna vertebral.

Estima-se que entre 2% e 4% de todas as crianças com idades entre 10 e 16 anos têm um grau de escoliose e ela afeta tanto meninos quanto meninas. Quando um menino é atingido, a escoliose se manifesta habitualmente durante a primeira infância.

Na maioria dos casos, o desvio é pouco visível, no entanto, as meninas são mais propensas a desenvolver uma escoliose acentuada o suficiente para precisar de tratamento.

 

Sintomas, causas e tratamento da escoliose

 

Sintomas

Embora a coluna vertebral das pessoas que sofrem de escoliose seja curvada de maneira anormal, isto não provoca sintomas. Algumas pessoas podem ter uma vaga sensação de dor, de rigidez ou de cansaço muscular nas costas. A maioria do tempo, a curva na parte superior da coluna é convexa para o lado direito e a curva na parte inferior da coluna é convexa para o lado esquerdo, de modo que o ombro direito fique mais alto que o ombro esquerdo. Além disso, a bacia também pode ser uma mais alta que a outra.

A escoliose em evolução pode passar desespercebida durante anos até a criança atingir a adolescência. Durante a transição para a puberdade, o crescimento acelera e o grau da curvatura da coluna vertebral pode aumentar consideravelmente e tornar-se muito visível.

Existem vários graus da escoliose. Geralmente, uma escoliose leve não requer nenhum tratamento além do acompanhamento médico regular, pois ela não costuma ter sintomas. Nos casos mais graves, um cansaço e uma dor muscular na coluna podem se manifestar se a pessoa permanecer em pé ou sentada por longos períodos.

Em algumas pessoas, a doença pode evoluir e se agravar ao longo do tempo. A compressão anormal das costelas de um lado do corpo pode exercer forte pressão sobre os órgãos vitais e prejudicar o funcionamento do coração e dos pulmões.

 

escolioseCausas

Embora a causa exata da escoliose ainda seja desconhecida, acredita-se que a hereditariedade pode desempenhar um papel importante, pois a escoliose geralmente atinge vários membros de uma família. Quando a escoliose se manifesta mais tarde na infância, em 80% dos casos não há nenhuma razão específica descoberta, nos outros casos, ela pode ocorrer devido a doenças como a poliomielite, a paralisia cerebral e a osteoporose juvenil. Além disso, esta condição está associada com uma postura incorreta, pois na maioria dos casos a escoliose é a causa de uma má postura.
Os adultos podem adquirir uma escoliose funcional se eles têm espasmos musculares graves causados por uma tensão, impacto ou outra lesão ou degeneração da coluna vertebral.

 

Tratamento

O tratamento depende da importância da curvatura da coluna vertebral. Os casos leves não requerem tratamento mas, quanto maior a curvatura, maior o risco de evolução da doença. Cerca de 50% de crianças que sofrem de escoliose necessitarão de uma forma qualquer de tratamento ou, ao menos, de um acompanhamento médico. Um tratamento precoce geralmente é capaz de evitar o agravamento da escoliose.

Em casos de escoliose evolutiva/progressiva, um colete sob medida pode ser usado para manter a coluna ereta. O colete, que vai da cintura até o pescoço e deve ser usado por cerca de 23 horas por dia, deve ser utilizado até o esqueleto parar de crescer rapidamente, o que geralmente coincide com o memomento em que o adolescente atinge o tamanho adulto.

Sem a ajuda de um colete (e, às vezes, mesmo com ele), a escoliose pode se agravar. Uma cirurgia pode vir a ser necessária. Nesses casos graves, a correção cirúrgica da coluna vertebral significa a colocação de hastes de metal para endireitar a espinha. Na maioria dos casos, um colete dorsal ou a intervenção cirúrgia, ou ambos, permitirão que o problema seja resolvido.

Existe ainda uma outra opção terapêutica, a estimulação elétrica da coluna vertebral. Este tratamento consiste em estimular os músculos da coluna vertebral através de correntes elétricas de intensidade muito baixa para fortalecer, o que ajuda a endireitar a coluna vertebral.

 

Saiba mais:

Fisioterapia para o tratamento da escoliose

Cuidados que devemos ter com nossa coluna

Problemas nos pés podem causar desalinhamento da coluna

Aprenda a respeitar sua coluna

Mitos e verdades sobre dor de coluna

5 Posturas para curar a dor nas costas

5 Passos para evitar a dor nas costas