Você entrou na décima quarta semana de gestação e agora é só alegria. Os sintomas da gravidez mais complicado e que causam mais incômodo ficam para trás. Começa o período da barriguinha fazer sucesso e da espera incessante para chegar o grande dia. Os preparativos para a chegada do bebê vão a todo vapor.
Se você ainda não começou a planejar ou não tem muita ideia de como fazer, pegue papel e caneta e anote tudo o que precisa comprar e organizar na casa antes que o bebê nasça. Você pode organizar um chá com amigas para te ajudarem a fazer o planejamento das compras e ajustes. Juntas, você vão pensar melhor e as que já tiveram filhos podem te dar muitas dicas. Divida então as tarefas ao longo das próximas semanas, mas lembre-se de que nas últimas semanas você não estará em condições de fazer coisas que exijam muito do seu esforço físico.
O desenvolvimento do bebê na décima quarta semana de gestação
Na décima quarta semana de gestação, o crescimento do corpinho do seu bebê é mais rápido do que o da cabeça. Não se assuste se o formato do bebê ainda não for totalmente proporcional. Ele também tem a pele bem fininha, e nessa semana ela é coberta por um pelo bastante fino e macio, que desaparece antes do nascimento do bebê (se chama lanugo). Pelos faciais como as sobrancelhas começam a se formar na décima quarta semana de gestação, assim como o cabelo do bebê. Contudo, a cor e a textura dos fios do cabelo do bebê costumam mudar após seu nascimento.
Pesquisadores acreditam que diversos movimentos que o feto faz no útero durante a décima quarta semana de gestação é devido ao desenvolvimento de impulsos cerebrais. Durante esse período, seu bebê pode ser capaz de fazer gestos para agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e até ficar vesgo e chupar o dedo.
A futura mãe na décima quarta semana de gestação
É também durante essa semana que a mãe começa a sentir mais frequentemente os movimentos do bebê. Como em semanas anteriores, o bebê não pára de se movimentar, mas durante a décima quarta semana de gestação, a mãe começa a perceber claramente esses movimentos antes imperceptíveis. Algumas grávidas vão achar que são gases, mas na verdade é o balé aquático que seu filho faz em sua barriga. Assim que você sentir os movimentos do bebê, anote-os e conte para seu médico na próxima consulta.
Igualmente, um marco da décima quarta semana de gestação é o início do ganho de peso da mãe. Por isso, além da alimentação saudável e variada, é importante começar a se exercitar. Converse com seu médico sobre a ideia e ele poderá te indicar atividades físicas adaptadas à sua situação de gravidez.
Saiba mais:
Saiba quais os itens essenciais para o enxoval de bebê
Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação
Gravidez semana a semana : décima segunda semana de gestação
Gravidez semana a semana : décima primeira semana de gestação
Gravidez semana a semana : décima semana de gestação