Apesar de não ser considerado uma doença, o estresse pode trazer diversos problemas para a saúde das pessoas. Saiba quais são as acusas e o que há de novo no tratamento para estresse
O estresse existe desde os primórdios da humanidade, sendo considerado como uma defesa natural e primordial para nosso instinto de sobrevivência. Se os homens das cavernas não ficassem alerta e nem se defendessem de animais ferozes e famintos, nossa espécie teria desaparecido do planeta.
Conforme o homem foi evoluindo, aumentaram também os fatores estressores. Atualmente, simples situações podem gerar estresse, como o cartão de crédito ou conta vencendo, congestionamentos de veículos quando se está atrasado, filas no mercado e nos bancos, na família, na sociedade, no ambiente de trabalho, etc.
O estresse sempre gera tensão emocional como desanimo e desmotivação e desconforto físico, aumento do batimento cardíaco e respiratório, assim como enrijecimento muscular e dores.
O estresse é um “estado emocional” que possui sempre uma ou mais “causas”, podendo ser positivo (quando a pessoa sai da zona de conforto e busca mudanças) ou negativo – patológico – (esse é prejudicial para saúde, pois interfere diretamente nas funções psíquicas, emocionais, comportamentais e orgânicas da pessoa). Com a mente sobrecarregada, o trabalho cansa e os problemas se acumulam. Sentimos que não há soluções, que estamos sem apoio nem estímulos, ficando completamente desmotivado ao ponto de desistir.
O estresse não é doença, mas pode desencadeá-las
Os “sintomas” do estresse são inúmeros, se manifestam de várias maneiras, como irritabilidade, redução da concentração e perda da memória, insônia, isolamento, desânimo, apatia, agressividade, cansaço, dores no corpo (principalmente na cabeça, nuca e ombros) entre outros.
Quando uma pessoa é exposta por longo período ao estresse, será um forte candidato para as doenças graves, entre elas a depressão crônica, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), úlceras gástricas, hipertensão arterial, diabete, inclusive síndrome do intestino irritável. Tudo depende de como o estresse é administrado.
É interessante observar que o estresse é visto pelas ciências biológicas como apenas “sintoma”, enquanto a “causa” não for efetivamente tratada, as pessoas portadoras dessa patologia ficam a mercê de consultas e medicamentos. Os remédios apenas burlam as causas do estresse, atuam até o campo neurológico, pois não atingem os níveis da mente onde estão alojados os registros de memória, as verdadeiras “causas” do estresse. Já as terapias e psicoterapias cognitivas e comportamentais podem ajudar apenas como orientadoras para o indivíduo melhor administrar o estresse, assim como os conflitos emocionais, também não tratam as “causas”.
Novo tratamento para estresse
Agora surge um tratamento definitivo para o estresse, através de uma técnica de hipnose clínica e terapêutica, desenvolvida no Brasil, que a partir de 2005 está invadindo os consultórios médicos e psicológicos. Seu criador é o Prof. Luiz Carlos Crozera, natural da cidade de Jaú – São Paulo. A técnica foi batizada como Hipnose Condicionativa e chega diretamente nos registros no nível mental, conscientes e inconscientes, onde estão alojados os registros de memória causadores ou desencadeadores dos sintomas do estresse.
A técnica remove toda carga emocional dos fatores estressores, para que a mente não consiga mais fazer associação, descondiciona definitivamente a conexão entre a mente e a fisiologia, reverte imediatamente os sintomas fisiológicos e comportamentais do estresse. Ainda nesse tipo de psicoterapia, implantam-se registros motivacionais na mente, para que a pessoa tenha uma vida perfeitamente saudável, feliz e prazerosa.
As pessoas ganham muito mais qualidade de vida, ficam livres dos medicamentos e até das psicoterapias que duram anos. Esta técnica não tem contraindicações, nem é invasiva, podendo ser aplicada até em crianças a partir dos oito anos de idade.
A Hipnose Condicionativa é a mais nova linha de hipnose científica mundial e está disponível em milhares de clínicas e centros terapêuticos distribuídos por todo Brasil e do mundo. Para conhecer mais sobre essa nova técnica acesse www.institutohipnologia.com.br. No mesmo portal, o Instituto Brasileiro de Hipnologia disponibiliza um calendário de cursos de formação e um Catálogo dos hipnólogos que atuam com as técnicas.
Saiba mais:
Saiba como lidar com o estresse dos dias de hoje
O estresse pode causar acne: saiba mais
Cuidado: o estresse pode acabar com os seus dentes
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Como combater o estresse de todos os dias
Estresse na gravidez está associado a obesidade na vida adulta