Medicina Alternativa

Dispepsia: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Sensação de peso, queimação e náusea são alguns dos sintomas da dispepsia, popularmente chamada de indigestão. Geralmente relacionada ao consumo excessivo de café, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em fibras, essa condição é muita confundida com azia e gastrite.

dispepsia

Plantas medicinais são ótimas para tratar a má digestão. Foto: iStock, Getty Images

Problemas gastrointestinais como intolerância a certos alimentos e câncer de estômago, entre outros, podem ocasionar essa síndrome. Descubra remédios caseiros capazes de acabar com o problema.

 

Remédios caseiros para tratar dispepsia

 

1. Funcho e genciana

Um tônico de ervas amargas com funcho e genciana acaba com a dispepsia, facilitando a digestão através de seu estímulo aos fluidos digestivos. Separe 8 gramas de raiz de genciana, 8 gramas de funcho, 15 de dente de leão, 8 gramas de raiz de alcaçuz, 8 gramas de raiz de gengibre e meia garrafa de vodca.

Coloque tudo dentro de uma garrafa escura e deixe tapado descansando por 10 dias. Beba uma colher (chá) desse líquido diluído em 60 ml de água todos os dias, antes das principais refeições.

2. Cúrcuma

Um chá preparado com essa planta medicinal diminui os sintomas da dispepsia graças às suas propriedades anti-inflamatórias, que acalmam o sistema gastrointestinal. Prepare o chá utilizando uma colher (chá) de cúrcuma em pó e uma xícara de água.

Leve ao fogo, deixe ferver durante 10 minutos e coe em seguida. Tome esse chá de duas a três vezes ao dia. A cúrcuma também facilita a eliminação das gorduras e toxinas em excesso presentes no sangue.

3. Hortelã

Calmante e antioxidante, a hortelã evita a dispepsia ao acelerar o processo de digestão. Prepare uma infusão da planta medicinal com 500 ml de água e uma colher (sopa) de folhas pequenas de hortelã. Ferva a água, acrescente a erva, deixe repousar por 15 minutos, coe e beba de duas a três vezes ao dia. Outra opção é mastigar folhas frescas de hortelã por alguns minutos, assim que sentir a sensação de desconforto.

4. Uva e mamão

O suco feito com essas duas frutas ajuda a diminuir o incômodo causado pela indigestão, devido à presença de proteínas digestivas como a papaína. Você precisará de uma cacho de uvas, meio mamão, uma colher (sopa) de suco de limão e 100 ml de água.

Comece retirando a casca e as sementes do mamão, cortando-o em cubos. Leve ao liquidificador junto com os demais ingredientes e bata até conseguir uma mistura homogênea. Beba essa mistura depois de cada refeição.

5. Camomila

A ação tônica e estimulante da camomila facilita a digestão. Prepare um chá com 5 gramas de camomila e uma xícara de água. Leve tudo ao fogo e ferva durante 10 minutos. Deixe amornar e coe. Beba o chá dessa planta medicinal sempre que sentir o desconforto causado pela má digestão.

6. Boldo

O boldo combate os sintomas da dispepsia graças às suas propriedades hepáticas e gastrointestinais. Ele estimula as funções digestivas e acaba com a prisão de ventre e gases. Ferva uma colher (sopa) de folhas de boldo em um litro de água. Depois é só deixar esfriar e coar. Beba o total de uma xícara de chá de boldo em cada refeição – meia antes e meia depois de comer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima