Entenda como uma alimentação saudável pode te ajudar a evitar as celulites e começa a comer melhor. Além dos diversos benefícios para a saúde, ainda contribui para manter o corpo em forma!
Lipodistrofia Ginóide ou “Celulite”
Dicas de alimentação para evitar a celulite
Como o aumento de peso piora a celulite, é importante evitar engordar para ajudar a combatê-la. A gordura é a forma que nosso organismo tem para acumular reservas de energia. Se você come mais calorias do que seu corpo precisa para usar no dia a dia, elas se acumulam sob a forma de gordura. Estas reservas serão utilizadas quando seu organismo necessitar de energia, diminuindo os depósitos e, consequentemente, as gorduras armazenadas.
Está aí a fórmula para manter-se no seu peso ideal: ingerir a mesma quantidade de calorias que é necessária para seu consumo energético diário. O difícil é resistir aos apelos dos doces, tortas, chocolates, pizzas e tudo mais. Mas, com bom senso, equilíbrio e alguma força de vontade, você pode conseguir.
Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar você a se alimentar melhor. No entanto, recomendamos consultar um nutricionista para fazer uma dieta calculada de acordo com o suas necessidades diárias e seu peso ideal.
Entenda os alimentos
Os alimentos pertencem a grupos que terão função diversa no nosso organismo:
- Proteínas: importantes para a formação dos tecidos. Presentes nas carnes, leite e derivados, ovos e leguminosas. Alguns destes alimentos são também ricos em gordura, devendo-se dar preferências às carnes magras (peito de frango sem pele e peixes), leite desnatado, queijos brancos e iogurte desnatado e sem açúcar. Evite as carnes gordurosas e alimentos embutidos do tipo salsicha, linguiça, salame, etc.
- Carbohidratos: fornecem a energia necessária para as funções do organismo. As principais fontes são os pães, cereais, massas, doces e açúcar. Deve-se tomar cuidado com a ingestão destes alimentos pois, se ingeridos em excesso, a energia excedente será armazenada sob a forma de gordura.
- Vitaminas e minerais: necessários ao correto funcionamento orgânico. As principais fontes são os vegetais. Estes alimentos, além de estimular o funcionamento intestinal por serem ricos em fibras, causam sensação de saciedade e tem baixo teor de calorias. No entanto, algumas frutas como abacate, uva e manga são ricas em calorias e devem ser ingeridas com moderação.
Uma dieta saudável deve conter alimentos dos vários grupos. Uma boa dica, fácil de aprender, é fazer um prato bem colorido.
O que você deve evitar
- Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.
- Comer dois alimentos do mesmo grupo. Exemplo: arroz e batata ou frango e carne. As folhas verdes são a exceção, você pode comê-las à vontade.
- Queijos amarelos,chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras. São ricos em gordura.
- Bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
- Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.
- Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
O que você deve preferir:
- Refeições ricas em verduras e legumes crus.
- Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade.
- Comer mais no café da manhã e no almoço e menos no jantar. Durante o dia seu organismo vai consumir mais energia, gastando mais calorias.
- Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia, melhorando sua diurese.
- Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibra e ajudam seu intestino a funcionar melhor.
Saiba mais:
Cremes para celulite: mito ou verdade?
6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite
Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir
Viviane Araújo assume que tem dobrinhas e celulite
Aprenda a fazer a ginástica anti celulite
Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite